Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Escola Básica de Proença-Nova (Proença-a-Nova)

Idade dos alunos:
8 e 9 anos

Memória descritiva:
O projeto “Muros com Vida” consistiu na execução de uma pintura ao ar livre, realizada no muro do pátio da escola.
A pintura realizada enquadra-se no tema “Espaços exteriores”, pretendendo-se tornar o espaço de recreio um local agradável, onde esteja representada "A Maior flor do mundo" imaginada, desenhada em papel pelas crianças dos 3º e 4º anos e depois pintada por cada um deles no muro da escola. Neste ano do centenário de José Saramago, pretendeu-se criar uma experiência de aprendizagem ampla, levando à descoberta de inter-relações do texto do livro com outras artes. A concepção gráfica do mural teve por base as várias flores imaginadas pelas crianças, integradas no ambiente local, procurando-se sensibilizar a comunidade educativa para a preservação da flora e fauna locais.

Trabalho final:

Pintura das flores imaginadas pelas crianças

Elaboração e evolução da pintura:

Pintura das flores imaginadas pelas crianças.

Qual o Ecossistema representado?
Pretendeu-se integrar o mundo imaginário das "maiores flores do mundo" no ecossistema da floresta do concelho de Proença-a-Nova, representando-se simbolicamente a flora e fauna da região: a carqueja, o rosmaninho, o grifo, a águia, o lagarto.

Que Espécies estão representadas na pintura?
Águia, grifo, lagarto, raposa, esquilo, javali, joaninhas, rosmaninho, esteva, carqueja

Materiais utilizados na pintura:
Tinta de água, pincéis

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
Por solicitação da equipa eco-escolas, o Município inscreveu a escola no projeto "Muros com vida" e deu todo o apoio na compra das tintas e pincéis.