Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Escola Básica D. Luís de Loureiro (Viseu)

Idade dos alunos:
13,14 e 15 anos

Memória descritiva:
O projeto foi apresentado aos 8.º e 9.º anos nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento, Projeto de Integração Curricular e Educação Visual. Posteriormente, foram visualizados vídeos sobre Arte Urbana/Muros com Vida partindo-se para o registo de ideias e execução em papel do projeto final. Seguidamente, os alunos desenvolveram os seus trabalhos de forma a demonstrar ao recetor a importância e responsabilidade que o ser humano tem no equilíbrio e preservação dos diferentes ecossistemas, sustentabilidade, biodiversidade e polonização. Dadas as características da escola, os alunos resolveram trabalhar duas paredes e uma coluna e assim, dar Vida à entrada principal e ao mesmo tempo ser uma chamada de atenção e reflexão para as questões ambientais de toda a Comunidade educativa.

Trabalho final:

Produto final - Muros Com Vida

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
Marítimo e Floresta.

Que Espécies estão representadas na pintura?
Abelha, pássaros, peixes, algas, polvo, flores, favos e girassol.

Materiais utilizados na pintura:
Projeto grafite e tintas acrílicas aquosas.

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
Depois de a Escola ter manifestado interesse em participar na atividade o Município mostrou-se recetivo e de imediato nos deu uma resposta positiva. Esteve sempre em contacto para qualquer esclarecimento e em relação à requisição dos materiais necessários prontamente os disponibilizou. Assim, existiu sempre uma boa articulação e parceria.