Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Escola Secundária das Laranjeiras (Ponta Delgada)

Idade dos alunos:
16 anos de idade.

Memória descritiva:
O trabalho foi realizado pela aluna Cátia Soares da turma de Humanidades 11ºB.
A aluna disponibilizou-se prontamente para o projeto. A coordenadora pediu para que esta realizasse um desenho acerca de uma espécie endémica dos Açores. Esta optou por fazer primeiro numa folha A3 e posteriormente desenhou com lápis a carvão no muro e depois foi pintado com as tintas que foram cedidas pela Camara Municipal de Ponta Delgada (4 latas de tinta, sendo uma branca, vermelhas, amarela e azul). A aluna conseguiu através das cores primarias fazer as cores para a pintura.
O projeto teve inicio a 3 de maio e foi concluído as 24 de maio.

Trabalho final:

Casal de priolos

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
A pintura representa um ecossistema terrestre (Floresta laurissilva e um casal de priolos, ave endémica dos Açores, mais concretamente no Concelho de Nordeste e da povoação). É aqui que o Priolo se alimenta de
sementes, botões florais e também esporos e folhas de fetos sendo, a única ave euroasiática que inclui fetos na sua dieta alimentar. Também se reproduz nesta floresta.

Que Espécies estão representadas na pintura?
O Priolo é um passeriforme do género Pyrrhula,
O priolo (Pyrrhula murina) é hoje, considerado vulnerável mas foi em tempos uma das aves mais ameaçadas da Europa. Atualmente, a sua população encontra-se estável, rondando os 1000 indivíduos,
fruto dos esforços realizados, ao longo de mais de uma década, para salvar a espécie.
Caraterísticas:
Possui dimensões reduzidas com cerca de 15 a 17cm, sendo identificado pela cabeça, asas e cauda pretas e um tom castanho acinzentado no resto do corpo, pesa cerca de 30 gramas, não apresenta diferença de coloração entre o macho e a fêmea. O seu canto é um assobio melancólico que facilmente reconhecemos no meio da floresta.

Materiais utilizados na pintura:
Papel A3, lápis de carvão, pinceis, água, paleta, tintas e papel.

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
O município colaborou com os pinceis e as tintas.