Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Jardim-Escola João de Deus - Leiria (Leiria)

Idade dos alunos:
9-10 anos

Memória descritiva:
Num primeiro momento a Associação BioLiving dinamizou uma oficina de sensibilização ambiental “Plantas silvestres, o habitat urbano perdido” com uma componente de expressão artística, com o objetivo de distinguir espécies nativas, exóticas e invasoras dando como exemplos, algumas espécies herbáceas e arbóreas da região, bem como algumas espécies de insetos exóticos; e, de sublinhar a importância da preservação/recuperação de ecossistemas. Nesta oficina os alunos do 4.º ano construíram um hotel para insetos, com madeiras e elementos da natureza, que foi colocado no recinto escolar.
O segundo momento deste projeto foi dinamizado pelo artista plástico Diogo Monteiro que desenvolveu uma atividade de expressão plástica em que os alunos através do desenho e recorte em papéis coloridos criaram, em grupos, projetos para o muro a pintar com a representação de diferentes ecossistemas.
Nesta atividade os alunos optaram por representar muitos insetos uma vez que são o grupo de seres vivos mais abundante à face da Terra e apesar do seu papel essencial nos ecossistemas terrestres, a sua diversidade está a diminuir a um ritmo avassalador devido, principalmente, à perda de habitat para zonas relvadas e edificadas e à agricultura intensiva.
A partir dos projetos elaborados pelos alunos foi feita uma montagem de modo a incluir trabalho dos diferentes grupos e criado o projeto final a pintar no muro.
Por fim, num terceiro momento, os alunos pintaram no muro da escola o desenho criado com a colaboração de todos com o acompanhamento do artista plástico.

Trabalho final:

Pintura do Muro com Vida realizada pelos alunos do 4.º ano do Jardim-Escola João de Deus de Leiria

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
Aéreo, terrestre e aquático.

Que Espécies estão representadas na pintura?
Insetos e anfíbios.

Materiais utilizados na pintura:
tintas e pincéis

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
O Município foi parceiro neste projeto, esteve envolvido nas diferentes fases de execução do mesmo quer com acompanhamento das atividades quer com a disponibilização de recursos e materiais.
A atividade de sensibilização com a Associação Bio Living foi promovida pelo Município bem como a contratação do artista plástico Diogo Monteiro para a colaboração e acompanhamento do projeto e da pintura do muro.
Para além da promoção destas atividades e oficinas, o Município cedeu os materiais a utilizar quer na fase de projeto (papéis coloridos) quer na fase da pintura (tintas e pincéis) e fez o acompanhamento e a divulgação do trabalho desenvolvido.