Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Jardim de Infância Carriço (Pombal)

Idade dos alunos:
3, 4, 5 e 6 anos.

Memória descritiva:
Mediante o desafio proposto e após a sensibilização para a inversão do processo de degradação dos ecossistemas aquáticos e terrestres, o grupo de crianças escolheu pintar o Oceano. Elegeram rapidamente a baleia azul como personagem principal! Como os restantes elementos a pintar originaram grande discussão fomos tentando conciliar democraticamente todas as sugestões, porque a ligação emotiva e imaginária das crianças com os habitantes do mar é muito forte. Os elementos selecionados foram assim o resultado duma vontade coletiva. A seguir estudamos o espaço a pintar e planeamos o enquadramento das representações. Fizemos os esboços a giz (as crianças de 5 e 6 anos com a ajuda da educadora) para poder fazer alterações e depois com tinta. O preenchimento foi feito com entusiasmo por todos|! A mensagem final é a de que o Oceano é o nosso oxigénio azul, a preservação das espécies é fundamental e por isso teremos que ser "Amigos para sempre"!...

Trabalho final:

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
O Oceano.

Que Espécies estão representadas na pintura?
- Baleia azul
- Polvo
- Tartaruga
- Peixe borboleta
- Moreia
- Estrelas do mar
- Concha
- Alforrecas
- Algas
- Anémonas

Materiais utilizados na pintura:
Tintas, pinceis, esponjas (utilizadas na baleia e tartaruga com a técnica de esponjar) e rolos de papel higiénico (utilizados para carimbar os circulos)

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
Foram realizados vários contatos, agendado o dia (dia mundial dos Oceanos).
A autarquia patrocinou os materiais (tintas e pinceis) e acompanhou de perto a execução da atividade.