Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Escola Básica dos Campos da Misericórdia (Vendas Novas)

Idade dos alunos:
Dos 6 aos 10 anos

Memória descritiva:
O Projeto Muros com Vida foi desenvolvido no âmbito do projeto Eco-Escolas em parceria com o Município de Vendas Novas, integrado nos temas “Biodiversidade: Preservar e Regenerar” e “Espaços exteriores”.
Este projeto consistiu na execução de uma pintura de arte urbana realizada dentro do recinto da Escola Básica Campos da Misericórdia, no sentido de promover a preservação e valorização dos ecossistemas, o pensamento crítico e a sensibilidade estética e artística. Em todo o seu processo estiveram envolvidos os alunos, professoras e assistentes operacionais deste estabelecimento de ensino, tendo o Município financiado a compra dos materiais necessários para a concretização do trabalho. Na fase de planeamento do projeto foram realizadas diversas pesquisas sobre biodiversidade e desenvolveram-se ações de sensibilização para a importância da preservação e proteção da natureza. Das diferentes abordagens e trabalhos realizados pelos alunos, surgiram desenhos e pinturas representando animais e plantas com mensagens de apelo à valorização da floresta e dos seres vivos.
Depois de selecionado o desenho, o esboço foi delineado e a criação da imagem final foi projetada na zona escolhida para a sua pintura utilizando-se vários materiais (lápis, pincéis, esponjas, rolhas, tintas, escadote, projetor, sacos de plástico...) e técnicas de pintura.

Trabalho final:

Mural da Escola Básica Campos da Misericórdia

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
Pintura de arte urbana representando o Ecossistema "Floresta".

Que Espécies estão representadas na pintura?
Plantas autóctones e borboletas.

Materiais utilizados na pintura:
Lápis, pincéis, esponjas, rolhas, tintas, escadote, projetor, sacos de plástico.

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
O Município efetuou a inscrição na Plataforma Eco-Escolas, tendo a nossa escola manifestado interesse em participar neste desafio. O representante da autarquia, no conselho Eco-Escolas, acompanhou todo o processo tendo disponibilizado os materiais necessários ao desenvolvimento do projeto.