Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Escola Básica Cristóvão Falcão (Portalegre)

Idade dos alunos:
10/11 anos

Memória descritiva:
O projeto agora apresentado resulta da candidatura da autarquia ao concurso “Muros com vida” e da correspondente resposta da equipa do Eco Escolas da Escola Básica Cristóvão Falcão ao desafio. Numa primeira fase, a equipa, através da sua coordenadora, Madalena Capela, apresentou aos professores de Educação Visual do 2º ciclo o concurso e o que este propunha. O repto foi aceite pela professora que leciona as turmas de 5º ano sendo o trabalho desenvolvido durante o 2º período.
A maioria dos alunos, de 10-11 anos, apresentaram um desenho tendo sido recebidos 123. Estes foram expostos, não identificados, numa sala e um conjunto de professores foram convidados a escolher apenas um dos desenhos. Desta primeira escolha resultaram dez desenhos que, após digitalização, foram incluídos num questionário Google e avaliados pela comunidade escolar numa escala de um a dez. Com os resultados obtidos foi feita a média de classificação e o desenho com maior valor de média foi considerado o vencedor.

Trabalho final:

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
Ecossistema terrestre - Montado

Que Espécies estão representadas na pintura?
Sobreiro - Quercus suber
Raposa vermelha - Vulpes vulpes
Bufo - Bubo bubo
Coelho europeu - Oryctolagus cuniculus
Espécies herbáceas não identificadas

Materiais utilizados na pintura:
Tinta plástica de base aquosa; pinceis e trinchas, lápis de carvão

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
Fornecimento do material de pintura; preparação do muro (lavagem e pintura)