Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Escola EB 2,3 D Pedro II - Moita (Moita)

Idade dos alunos:

Memória descritiva:
No âmbito das disciplinas de Ciências Naturais e Educação Visual foi realizada uma visita de estudo ao Sitio das marinhas na Moita, onde tivemos acompanhamento e orientação da equipa educativa do local; das diferentes atividades realizadas destacamos a explicação do ambiente e a biodiversidade presente no mesmo, a mostra de uma exploração de sal e observação de aves.
Os alunos foram orientados pela professora de Educação Visual a fazerem registos fotográficos de diferentes elementos naturais. Em sala de aula foram selecionadas fotos e trabalhadas digitalmente.
A imagem/trabalho da Garça Branca foi a selecionada para ampliar e pintar num dos muros da nossa escola. Este trabalho faz o destaque da cor Branca da Garça com o fundo mais escuro do sapal, desta forma pretendemos valorizar e chamar a atenção para este elemento animal e podendo até associar a cor branca à sua inocência.
Partindo da técnica da quadrícula, fez-se o desenho na parede a lápis de cor, de seguida avançamos para o trabalho com tinta, pintando primeiro os contornos depois os fundos e por fim a concretização nos pormenores para destacar a figura principal, a Garça.

Trabalho final:

Mural representativo do sapal  do Rio Tejo

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
Sapal do rio Tejo

Que Espécies estão representadas na pintura?
Garça-branca-pequena (Egretta garzetta) integrada num sapal

Materiais utilizados na pintura:
Tinta exterior -mate.

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
Apoio técnico na visita de estudo e disponibilização de material de pintura para o mural.