Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Escola Básica do Sobral (Soure)

Idade dos alunos:
Alunos do Jardim de Infância - 3 aos 5 anos
Alunos do 1º ciclo - 7 aos 9 anos

Memória descritiva:
Numa primeira fase procedeu-se à escolha do local a pintar, tendo-se optado pela parede lateral do refeitório por ser de fácil acesso para realizar a atividade e por ser visível para a comunidade local.
De seguida dialogámos com os alunos sobre a biodiversidade da nossa região e a importância da sua preservação, e foi assim que decidimos o que desenhar/pintar: fauna e flora do nosso concelho.
Distribuíram-se as pinturas pelas três turmas, de acordo com a complexidade das mesmas e as idades/alturas das crianças.

Trabalho final:

Do rio Arunca ao Paúl da Madriz

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
Seres vivos do rio Arunca e do Paúl da Madriz
A Reserva Natural do Paul de Arzila apresenta um habitat característico do baixo Mondego.
Na sua fauna mais característica encontram-se lontras, aves aquáticas, entre outras.
Zona húmida com cerca de 38 ha, alagada durante grande parte do ano, rodeada por pinhal misto, alguma vinha e campos de cultivo. A vegetação aquática predominante é o Caniço (Phragmites australis) e o Bunho (Scirpus lacustris), entre outras.

Que Espécies estão representadas na pintura?
Fauna: carpa, lontra, morcego, gineta, morcego, bufo-real, guarda-rios.
Flora: Bunho, caniço.

Materiais utilizados na pintura:
Giz para desenhar
Tintas e pincéis

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
Forneceu todo o material: tintas nas cores primárias e pincéis/trinchas