Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Centro Escolar do Marco (Soure)

Idade dos alunos:
Alunos com idades entre os 6 anos e os 9 anos

Memória descritiva:
Esta pintura representa a vida dos seres vivos num jardim.
Apenas foi pitado um dos muros do recreio da nossa escola, mas a ideia é dar continuidade ao projeto no próximo e representando outros ecossistemas.
O desenvolvimento deste trabalho passou por várias fases:
1ª solicitar a todos os alunos que criassem o projeto numa folha A4, mas sempre com a preocupação de sensibilizar para a proteção dos ecossistemas.
2ª Proceder à votação por parte da brigada Eco Escolas, do desenho que mais seria adequado para os objetivos propostos.
3ª Articular com o Município e a junta de freguesia local para a colaboração nos materiais e para a pintura base. .
4ª Início do painel
5ª Conclusão do Projeto.

Trabalho final:

A vida das plantas e animais num jardim.

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
Está representado um ecossistema terreste, em que o ambiente é um jardim na altura da primavera e em que existe uma correlação perfeita entre os animais e as plantas.

Que Espécies estão representadas na pintura?
Flores, abelhas, borboletas e o sol.
Os elementos, ar, sol, água, calor, junto com as borboletas e abelhas que desempenham um importante papel nos ecossistemas atuando como polinizadoras, fonte de alimento e como indicadoras do bem-estar. Embora não tão eficientes quanto as abelhas, as borboletas têm um papel fundamental polinizando as flores que se abrem durante o dia.

Materiais utilizados na pintura:
Papel, lápis, marcadores - para a maquete no papel.
Giz, Tintas de parede, pincéis,... para o desenho e pintura do mural.

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
Colaboração ao nível da aprovação do local para a elaboração da pintura; dos materiais como as tintas, pincéis e trinchas; colaboração na pintura primária do muro para que o mural ficasse mais visível.