Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Escola Básica e Secundária Dr. Pascoal José de Mello (Ansião)

Idade dos alunos:
12 a 15 anos

Memória descritiva:
A atividade Muros com vida surgiu como desafio colocado pela autarquia. Foi debatido em Conselho Eco-Escolas e aceite por alunos e professores. As turmas envolvidas foram de 8º ano, nas disciplinas de Ciências Naturais e Educação Visual. Os alunos das 4 turmas de 8º ano abordaram e pesquisaram sobre ambiente, oceanos, ecossistemas, alterações climáticas, catástrofes naturais,..., e realizaram desenhos. No final foi realizada uma compilação de forma a ser realizada a pintura.
O local escolhido foi um muro da escola de 1º ciclo por ter grande visibilidade e por transmitir uma mensagem desde os mais pequenos até aos pais que muitas vezes ali passam.
O trabalho final pretende representar a catástrofe que tem atingido os oceanos, o degelo, a poluição, a morte de muitas espécies marinhas, com consequente desequilíbrio de todo o ecossistema.

Trabalho final:

Aspeto global

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
Ecossistema marinho

Que Espécies estão representadas na pintura?
Pinguim
Tubarão
Algas
Baleia
Medusa
Peixes

Materiais utilizados na pintura:
Tintas e pincéis

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
O Município ajudou a escolher o muro a pintar e disponibilizou os materiais de pintura e de identificação/ proteção do local a pintar.