Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Escola Secundária de Felgueiras (Felgueiras)

Idade dos alunos:
Mónica Vieira - 16 anos; Simão Magalhães - 14 anos; Iara Jesus - 15 anos;

Memória descritiva:
No âmbito do projeto Eco Escolas – Educação Ambiental para a Sustentabilidade fomos desafiados a desenvolver um projeto para uma parede do recinto da nossa escola – “Muros com Vida”.
O objetivo principal foi promover a preservação e valorização dos ecossistemas, através da arte urbana.
O desenvolvimento do projeto envolveu alguma pesquisa orientada pela professora da disciplina, nomeadamente, arte urbana, biodiversidade terrestre e marítima e trabalhos realizados com esta temática em anos letivos anteriores. O projeto foi reformulado e redesenhado algumas vezes, devido à necessidade de fazer algo que correspondesse aos critérios e fosse minimamente diferente do que já foi feito.
Relativamente à análise formal da imagem, o Tucano ocupa o primeiro plano, atribuindo-lhe grande importância e destaque, quer pelo tamanho, quer pelas cores. No fundo surge uma densa vegetação com predominância de cores frias. A imagem representa uma região tropical com uma das espécies mais ameaçadas atualmente, pela destruição do seu habitat e pela sua comercialização.
Numa segunda fase, a parede foi limpa e aplicada uma tinta primária para posteriormente receber o desenho feito com auxílio de giz e/ou pastel seco.

Trabalho final:

Tropicália

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
Floresta Tropical

Que Espécies estão representadas na pintura?
Tucano

Materiais utilizados na pintura:
trinchas e pincéis, tinta plástica (azul, branco, preto, laranja, vermelho, amarelo, verde, castanho) e recipientes.

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
Através da colaboração com os materiais necessários à realização da pintura na escola.