Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Escola EB Igreja Sande S. Martinho (Guimarães)

Idade dos alunos:
Pré e 1º ciclo (5 aos 10 anos)

Memória descritiva:
A pintura "Muros com Vida" foi o culminar de um projeto que envolveu e desafiou todos os alunos do estabelecimento de ensino. Ao longo do ano letivo, cada grupo/turma explorou uma especificidade da biodiversidade local. O grupo do pré-escolar investigou, analisou e trabalhou a temática das "Aves"; o 1º ano de escolaridade abordou e focou-se nas "Árvores"; o 2º ano dedicou-se à exploração do tema "Arbustos"; o 3º pesquisou a biodiversidade das "Flores" e o 4º ano de escolaridade concentrou-se na temática dos "Insectos". De forma a valorizar o trabalho de sala de aula e de campo (desenvolvido com a colaboração das famílias), a pintura abarcou todas as temáticas mencionadas. Foram usadas tintas acrílicas (cedidas pelo município de Guimarães e pela Associação de pais). O muro usado para o efeito, situado nas traseiras do edifício, foi escolhido para abrilhantar e melhorar um espaço com relva recém-colocada (obtida através do Programa "Bairro Feliz", do Pingo Doce. Todos os alunos colaboraram na execução da pintura do mural, a qual ocorreu no Dia da Criança e dia do Eco-Escolas no estabelecimento.

Trabalho final:

Mural Bio-diverso.

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
Floresta

Que Espécies estão representadas na pintura?
Pinheiro manso, carvalho, sobreiro, hortências, agapantos, polinizadores, rolas

Materiais utilizados na pintura:
tintas acrílicas, pincéis, trinchas, marcadores Posca

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
O Município colaborou, oferecendo as tintas primárias.