Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Escola Básica Fonte dos Escudeiros (Benavente)

Idade dos alunos:
Alunos dos 6 aos 10 anos.

Memória descritiva:
O muro pintado na escola, trata-se da empena de uma casa térrea, que delimita o recreio da escola e fica visivel para a rua, onde pode ser observado e admirado pela comunidade.
Inicialmente, o tema da biodiversidade foi abordado em todas as turmas e posteriormente foi lançado o desafio "Muros com Vida". De seguida, pediu-se que cada aluno desenhasse e pintasse, numa folha A4 de papel cavalinho, o projeto para a pintura do muro.
Em cada turma foram apreciados os trabalhos e de seguida selecionados quatro. Na fase seguinte, os delegados de turma reuniram-se com a técnica da câmara e na posse dos trabalhos, selecionados anteriormente, escolheram os elementos relevantes, que integraram o protótipo do desenho a ser reproduzido no muro, numa cartolina A2.
Por fim, após o desenho coletivo concluído, os alunos pintaram com lápis de cor e canetas de aguarelas.
Na segunda fase do projeto, a técnica da câmara municipal de Benavente, reproduziu o desenho na parede e com a ajuda de alunos, professores e encarregados de educação, o muro ficou concluido.

Trabalho final:

Trabalho final.

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
Na imagem está representado o ecossistema aquático, no rio, onde existem várias espécies de peixes. Também existe o ecossistema terrestre, onde várias espécies interajem entre si. A imagem representa a Natureza , floresta e rio, bem como a biodiversidade que nela existem. O projeto teve por base sensibilizar para o valor da biodiversidade em geral e para a importância de preservar e regenerar os ecossistemas terrestres e aquáticos.

Que Espécies estão representadas na pintura?
Na figura estão representadas várias espécies de árvores ( pinheiro, azinheira), arbustos, que também predominam na região. Existem várias espécies de plantas e ao seu redor não podiam faltar as borboletas, as joaninhas e as abelhas, para fazerem a polinização. Até foi colocada uma colmeia no tronco da árvore, para mostrar o habitat das abelhas. Rente ao solo, temos as lagartas, as minhocas, as lagartas, os caracóis e os sapos, que são muito comuns aparecerem à noite, na região. Nas árvores temos várias espécies de insetos, como a libelinha, algumas aves, como o esquilo e vários pássaros, não esquecendo uma cegonha, que predomina no Ribatejo.

Materiais utilizados na pintura:
Inicialmente no cartaz: lápis de cor, aguarelas, canetas de feltro.
No muro: tintas, pincéis, panos, copos de vidro, rolo, trinchas, baldes com água, panos.

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
A técnica do Município deslocou-se ao local e em colaboração com a escola foram definidos prazos para a elaboração do trabalho. Foi a técnica do município que passou o desenho realizado na cartolina A2 para o muro, com lápis de grafite, para depois ser pintado.
Posteriormente forneceram-nos as tintas, para o trabalho ser executado com os alunos e Encarregados de Educação.