Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Escola Básica Bairro Afonso Costa (Setúbal)

Idade dos alunos:
Dos 5 aos 11 anos (pré-escolar e 1º ciclo)

Memória descritiva:
Num todo, professores e alunos começaram por idealizar e debater, em sala de aula, a possibilidade de incluir neste projeto três aspetos que consideramos fundamentais:
- Comunidade Educativa: a colaboração da comunidade educativa contribui para a transformação das relações dentro da escola, com recurso a práticas artísticas, predominantemente ativas e performativas, com a finalidade de implementar estratégias de dinamização de grupos, colaboração, comunicação e construção de conhecimento, de forma a promover a atenção, a motivação, o envolvimento e a participação de todos os alunos, professores e assistentes operacionais.
- Meio Ambiente: a preservação do meio ambiente depende muito da sensibilização e participação de todos os indivíduos de uma sociedade. Desta forma é importante instruir e educar os cidadãos de várias idades, através de formação de consciência nas escolas. Além da educação ambiental, a sustentabilidade é um dos fatores mais importantes para garantir a preservação do meio ambiente.
- Símbolo de esperança: Arco-íris. Desde o início, que "olhamos" para o arco-íris como símbolo da reconciliação após o confronto Rússia/Ucrânia; o arco-íris aparece na semântica humana como “luz ao fundo do túnel”. Com origem nos raios de sol que atravessam as nuvens após uma tempestade, o arco-íris é um símbolo de esperança e do início de uma nova aventura para um mundo de fantasia e sonhos.
O espaço escolhido para a intervenção e representação do projeto foi uma das paredes do pátio principal da nossa escola.

Trabalho final:

EBBAC, onde aprender é crescer!

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
Ecossistema biótico

Que Espécies estão representadas na pintura?
Mãos de crianças que simbolizam a natureza (folhas de árvores).

Materiais utilizados na pintura:
Lápis de carvão e tintas específicas de parede.

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
Estabelecidas as metas, foram elaborados alguns projetos pelas turmas da nossa escola, que resultaram num projeto comum. Posteriormente, recorremos à Câmara Municipal de Setúbal para nos fornecerem as tintas a utilizar.