Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Escola EB 2,3 Dr. António Augusto Louro (Seixal)

Idade dos alunos:
Turma 5.ºD- alunos entre os 10 e 11 anos

Memória descritiva:
A professora de Educação Visual, Cláudia Mestre, propôs esta atividade à turma 5.ºD.
O objetivo desta atividade é alertar e mobilizar a comunidade para a prevenção e inversão do processo de degradação dos ecossistemas terrestres e aquáticos, com repercussões nas alterações climáticas e na extinção em massa de várias espécies.
Uma vez que a escola está inserida no município do Seixal, fez-se uma pesquisa das espécies animais (aves) naturais desta zona, onde temos o rio Judeu, que é um braço do rio Tejo e onde se encontra o Sapal de Corroios, ecossistema escolhido para este projeto.
A turma fez uma saída de campo a 3 sapais do concelho, visitou uma exposição sobre a biodiversidade do sapal no Moinho de maré de Corroios. A visita foi guiada pelo professor investigador Manuel Lima.
As espécies que aí existem e que foram escolhidas para serem representadas são o flamingo, a garça real , o colhereiro, o pilrito, a andorinha do mar, a gaivota, o maçarico, o pato real e o alfaiate. Quanto à flora, escolheu-se a salgadeira, a barrilha e a salicórnia. Cada aluno fez um desenho de observação das espécies e elaborou-se um desenho coletivo, com a contribuição de cada aluno.. Seguidamente, fez-se o estudo da cor, que resultou no trabalho que aqui se apresenta.

Trabalho final:

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
O Ecossistema representado é o Sapal de Corroios.

Que Espécies estão representadas na pintura?
Estão representadas as seguintes aves:
Garça real
Flamingo
Colhereiro
Pilrito
Pato
Andorinha do mar
Gaivota
Alfaiate
Flora:
Salgadeira
Barrilha
Salicórnia

Materiais utilizados na pintura:
Projeto:
-Lápis de grafite
- Lápis de cor
Pintura:
- Tintas de exterior
- Trinchas

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
O Município forneceu as tintas para a realização da pintura, todavia, estas forma entregues muito em cima do términus do 3.º período, pelo que a pintura não está totalmente concluída.