Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Escola Básica de Santa Marta do Pinhal (Seixal)

Idade dos alunos:
Entre os 5 e os 12 anos.

Memória descritiva:
Memória Descritiva Projeto “Muros com Vida”
O Projeto “Muros com Vida”, foi um desafio que veio assentar nos objetivos que regem o trabalho desenvolvido na Escola Básica de Santa Marta do Pinhal. Sendo uma escola com apenas cinco anos de funcionamento, ao longo do tempo criaram-se vários espaços de aprendizagem no exterior. Estas pinturas ao ar livre reforçaram, mais uma vez, o caminho que pretendemos seguir.
As pinturas enquadram-se nos temas do ano Eco-Escolas “Biodiversidade: Preservar e Regenerar” e “Espaços exteriores”. O ponto de partida para as pinturas foi todo o conhecimento que os alunos tem adquirido, através das vivências/ experiências, nos espaços exteriores (na horta, no charco, na espiral de ervas aromáticas, nos canteiros, no borboletário, no hotel de insetos…). As descobertas fora da sala de aula promoveram a curiosidade, motivação e a criatividade que desencadeou o início de todo o processo. Foram fornecidas aos alunos imagens modelo das espécies tanto da flora como da fauna existentes na escola e a partir daí cada um desenhou e pintou, numa folha A4, explorando o seu potencial criativo. Por turma, os alunos elegeram os desenhos que melhor os representariam e esses foram então passados a lápis de carvão para o muro.
A utilização regular e sistemática da lupa pelos alunos, desenvolveu o seu olhar mais atento e observador. Consideramos importante a representação da lupa, ao longo do mural, pelo seu significado associado ao hábito de apreciar os pormenores. Conhecer e entender o valor da fauna e da flora é premissa básica para que as crianças possam adquirir maior consciência sobre a sustentabilidade.
As cores escolhidas são as cores mais próximas do real.
Para dar enfase ao nome “Muros com Vida” optámos por criar “pontos” de plantas naturais em floreiras de madeira.
Posteriormente, todos os alunos da escola tiveram oportunidade de pintar, bem como: os professores, auxiliares e monitoras do ATL. Para que este projeto se concretizasse, foi muito importante o envolvimento de todos.
O papel da Câmara Municipal do Seixal e da Associação de Pais da escola, no fornecimento das tintas e a Junta de Freguesia de Corroios na cedência de floreiras.
O muro escolhido fica na entrada principal da escola e tem sido desde o início, até à sua finalização, contemplado por toda a comunidade educativa com bastante agrado, espelhando toda a biodiversidade existente.

Trabalho final:

Foto panorâmica do trabalho final do projeto Muros com Vida

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
Considerando um ecossistema como um conjunto de organismos que vivem em determinado local e interagem entre si e com o meio, formando um sistema estável; neste mural estão representados os vários ecossistemas presentes na escola.
Seguindo o encadeamento de elementos pintados no muro representam-se:
- Os canteiros de polinizadores
- Horta
- Espiral de ervas aromáticas
- Charco

Que Espécies estão representadas na pintura?
Com o objetivo de representar os diferentes ecossistemas e a biodiversidade existente apresentam-se no muro as seguintes espécies:
Flora- hera, sardinheira, malva silvestre, bole-bole, girassol, alho-francês, cenoura, nabo, morangueiro, abóbora-menina, medronheiro, margaridas, rosmaninho, dente-de-leão, oliveira, arruda, lavanda/alfazema, nenúfar e atabua.
Fauna- Melro, alvéola, abelha melífera, grilo, formiga, abelha carpinteira, borboleta cauda-de-andorinha, caracol, joaninha, borboleta de medronheiro, bicho- de- conta, pardal, pulgão, bicho-pau, lagarta, libélula-escarlate e rã-verde.

Materiais utilizados na pintura:
Muro que se encontra na entrada principal da escola, junto à rampa e escadaria de acesso, o que leva a um desnível na sua altura.
O mural, com 27 metros, cobre quase na totalidade o comprimento do muro.
As tintas: - Esmalte Al Água Ecológico Acetinado - LUXENS
- Tinta aquosa 100% acrílica para a proteção de fachadas. Tincomate– tintas Sotinco

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
No fornecimento das tintas.