Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Escola Profissional Tecnológica e Agrária de Moimenta da Beira (Moimenta da Beira)

Idade dos alunos:
dos 15 aos 18 anos.

Memória descritiva:
A Natureza é vida.
Sabemos que as plantas são muito importantes para nós, são fundamentais para a vida na Terra, mas frequentemente ignoramos o que elas são, e mais que isso, são essenciais para a sobrevivência de todas as formas de vida inteligente no nosso planeta. Elas geram oxigénio, alimento, fibras, combustíveis e remédios que permitem aos humanos e outras formas de vida existir. Elas também são essenciais para o controlo da temperatura da Terra e o equilíbrio e dinâmica da água no planeta. As plantas ainda absorvem dióxido de carbono, um importante gás do efeito estufa, através da fotossíntese.
Este trabalho envolveu alunos de todas as turmas da nossa escola, com ideias, sugestões e trabalhos de projeto. Escolha de materiais e contactos com todas as entidades envolvidas. Ao longo de meio ano de escolha de um muro disponível e autorização para a realização do mesmo em tempo útil. Finalmente, estas duas últimas semanas e depois da conjugação de esforços entre todas as partes, foi por mãos à obra, pincéis nas mãos organização de horários de acordo com a disponibilidade dos “artistas” e (...) a “obra nasceu”!
Neste trabalho, A natureza alerta-nos que “para a vida continuar, da natureza temos de cuidar!”

Trabalho final:

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
Ecossistema terrestre. As Plantas

Que Espécies estão representadas na pintura?
A Natureza em geral, as plantas e os seres humanos.

Materiais utilizados na pintura:
Lápis, papel de cenário, tintas acrílicas, pincéis, fita-cola, e outros.

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
O município sempre esteve a par do projeto, cedeu o muro do auditório municipal, já ele com outras pinturas envolventes de artistas de renome, e ainda forneceu todo o material necessário à realização da pintura.