Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Escola Básica do Bonito (Entroncamento)

Idade dos alunos:
Dos 3 aos 12 anos ( alunos do Jardim de Infância e 1º Ciclo)

Memória descritiva:
Os alunos da Escola Básica do Bonito procederam à pintura do Mural numa parede de alvenaria de recinto coberto, no pátio da Escola que, neste momento, por motivos pandémicos é apenas frequentado pelos alunos dos 3º e 4º anos.
Pretendemos focar os diferentes temas deste Programa. A Natureza é a nossa Mãe. É ela que nos alimenta, que nos alegra, que nos dá de beber e o ar que respiramos. Cabe a cada um de nós cuidar para não desperdiçar estas riquezas. Proteger a Natureza é protegermo-nos a nós mesmos!
A água como fonte de vida de todos os seres vivos. Temos ainda necessidade de absorver o oxigénio. As plantas e as árvores participam ativamente na purificação do ar que os alunos reconhecem não poder pisar nem arrancar.
Mostramos também que todos os pequenos animais são úteis. As minhocas trabalham a terra e ajudam as plantas a crescer.
Para um ambiente saudável e protegido mostramos como separamos o “lixo” para o reciclar. Reduzir, reutilizar e só depois reciclar é a palavra de ordem. Assim poluímos menos e economizamos energia. Apelamos ao uso das energias renováveis e à proteção da cidade tornando-a mais sustentável. É necessário repensar e alterar as nossas escolhas e atitudes. A Ida para a escola a pé ou de bicicleta é a melhor opção para diminuir a poluição.
Este trabalho realizou-se na semana de 23 a 27 de maio. Os alunos do Jardim de Infância e 1º ciclo participaram divididos em pequenos grupos de dez e segundo calendarização, em sessões de 25 minutos cada. Cada turma participou duas vezes com alunos diferentes. Este trabalho teve a intervenção de uma artista plástica e da coordenadora do Programa Eco Escolas.
Numa fase inicial, os alunos estavam motivados mas expectantes. No final ,felizes e a quererem continuar.
Propuseram , para o próximo ano letivo, a continuidade deste projeto para poderem continuar a embelezar a escola.

Trabalho final:

MUROS COM VIDA - Sempre em defesa do Ambiente.<br />
De todos para todos!

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
Ecossistema: Terrestre

Que Espécies estão representadas na pintura?
Espécies: minhocas, esquilos; cães; gatos; pássaros; águias; coruja; ratos; lagartos; lagartas; cobras; sapos; abelhas; borboletas; libelinhas; joaninhas; morcegos; coelhos; girassóis; árvores; arbustos; malmequeres, tulipas e outras plantas.
A Mãe Natureza a ser defendida.

Materiais utilizados na pintura:
Materiais: Tintas acrílicas, trinchas, pincéis, rolos, esponjas, rolos de fita adesiva.
Quantidades:
3 rolos de fita adesiva (masking)
15 l - tinta plástica branca para paredes exteriores de boa qualidade
Tinta acrílica grossa tipo artista branca – 1500ml
Tinta acrílica grossa tipo artista preta – 1500ml
Tintas acrílicas para paredes exteriores, 0,75l:
15-20 latas de várias cores:
Cores primárias - 2 latas de cada cor:
– Vermelho (cadmium),
Amarelo (cadmium),
Azul
Outras Cores: Verde, Amarelo limão, Azul cyan, Preto, magenta
Foi utilizado spray selante não amarelado para exterior para maior durabilidade da pintura.

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
Na escolha da parede a pintar, tivemos em conta a visibilidade da mesma, pois era necessário passar uma mensagem e o espaço tinha que proporcionar condições de pintura/ trabalho mesmo em caso de condições climatéricas adversas. A parede escolhida estava em mau estado de conservação (salitrada), pelo que necessitou da intervenção do Município. Este procedeu á preparação e pintura da parede com uma demão de tinta branca, para exterior.
Toda a logística relacionada com o contacto, contratação e renumeração da artista plástica, compra das tintas/ material de pintura e entrega na Escola, esteve a cargo do Município.