Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Escola Básica e Secundária de Paredes (Paredes)

Idade dos alunos:
11 a 14 anos

Memória descritiva:
O Muro selecionado delimita um espaço dedicado ao Parque das Serras do Porto, área onde se encontram com regularidade fósseis marinhos do Paleozóico e Ordovícico. Como esses animais são fantásticos e apelam à imaginação. Essas imagens têm um grande potencial, pois permitirão a sua utilização nesse espaço para aulas futuras de Ciências Naturais e agilizam uma articulação com o Clube de Escolas do Parque e da autarquia (técnicas de arqueologia e geologia).

Trabalho final:

Mar de Paredes

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
Ambiente paleobiológico mundo marinho ordovícico

Que Espécies estão representadas na pintura?
Trilobites
orthograptus
nautilóides
sacabambaspis
coral
triarthrus
corais rugosos
cyclonema

Materiais utilizados na pintura:
esponjas de resíduos
escovas de dentes
esfregão reutilizado
pincéis
cartão reutilizado
tintas reutilizadas e novas
luvas descartáveis
roupas reutilizadas
giz
água e máquina de jato

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
Fornecimento de tintas e pincéis (novos e já usados), assim como na limpeza dos muros deslocando 2 funcionários da candidata eco-freguesia de Paredes. Colaboração de responsável da freguesia de Paredes, técnicos municipais (geologia e arquelogia) na sugestão de imagens a reproduzir e fundamentos , assim como articulação com técnicos do Parque das Serras do Porto, a que o município pertence, que nos cederam artigos científicos e recursos relacionados..