Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Centro Escolar de Vieirinhos (Pombal)

Idade dos alunos:
Idade dos alunos : dos 3 aos 10 anos - ( 125)
Pré A e B – cada grupo com 17 alunos dos 3 aos 6 anos
Pré C - grupo com 17 alunos dos 3 aos 5 anos
1º ano - 19 alunos dos 6 aos 7 anos
2º ano – 19 alunos dos 7 aos 8 anos
3º ano – 23 alunos – 9 anos
4º ano – 13 alunos - dos 9 aos 10 anos

Memória descritiva:
O tema foi abordado com as crianças/alunos através de diversas estratégias e abordagens diferenciadas.
Os alunos iniciaram o projeto pesquisando sobre a Biodiversidade e os diferentes ecossistemas em livros, enciclopédias e na net.
Posteriormente visualizaram vídeos temáticos e pedagógicos tendo como objetivo a sensibilização para a beleza e a importância da Biodiversidade e de cada Ecossistema na preservação do equilíbrio ambiental e da sustentabilidade.
Procedeu-se ainda a visitas ao meio ambiente, explorando a riqueza e diversidade natural circundante e ao mesmo tempo alertando para o perigo das espécies invasoras “flora/fauna” e “lixo”.
Na sala de aula, debateram-se as diversas informações e analisaram-se os dados recolhidos, refletindo sobre a biodiversidade e sua importância para a sustentabilidade.
Seguidamente os alunos/crianças, foram desafiados a desenhar sobre os temas abordados.
No dia Eco Escolas, realizaram-se as pinturas murais, em parceria com um artista local, que procedeu à reprodução de alguns dos elementos dos desenhos das crianças/alunos, produzindo um mural multifacetado, que englobou não apenas um único desenho, mas todos e assim, todas as crianças e alunos do Centro Escolar, refletindo a diversidade criativa e natural …criaram um mural que a todos representou e encantou!
Viva a Biodiversidade e a Imaginação!

Trabalho final:

Ecossistema Florestal e Marinho da nossa Região

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
Optou-se, em analogia à própria freguesia, onde se situa o Centro Escolar, pela representação do ecossistema florestal e marinho, relembrando o pinhal de Leiria e a praia do Osso da Baleia, emblemáticos na região.

Que Espécies estão representadas na pintura?
Ecossistema marinho
- tartaruga /golfinho
- polvo / peixes
- cavalo marinho
- algas /estrela do mar
Ecossistema Florestal
- insetos
- plantas / flores
- fungos (cogumelos)
- aves
- pequenos mamíferos
- gastrópodes terrestres (caracol)

Materiais utilizados na pintura:
Tintas ecológicas fornecidas pelo Município de Pombal, pincéis e trinchas.

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
Forneceu as tintas e a representante do Município de Pombal participou na pintura do mural no Dia Eco-Escolas.