Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Jardim de Infância de Pousada (Vila Real)

Idade dos alunos:
Pré escolar- 3, 4 e 5 anos

Memória descritiva:
Neste muro já existiam as crianças representadas mas com as cores já esbatidas pelo tempo.
Uma vez que os nossos desafios andaram muito pelo tema da biodiversidade da região, resolvemos completar o muro retocando os elementos que já continha (crianças) e enriquecê-lo com réplicas dos seus desenhos que efetuaram para a rota da biodiversidade UHU. Em parceria com o Pelouro do Ambiente e com o Centro de Ciência de Vila Real, veio uma artista em artes ajudar-nos a reproduzir as imagens e a melhorar com outras propostas de última hora que as crianças foram nomeando e ela desenhando. No dia 23 de maio realizámos as pinturas com a ajuda do funcionário da junta de freguesia que veio retocar com primário o branco do muro e roçar as ervas que se encontravam em redor do mesmo. As crianças procederam à pintura do seu desenho (cada criança pintou o seu) e os contornos finais ficaram a cargo da Auxiliar. Foi um trabalho muito gratificante e ficou lindo e colorido. Aguardamos agora por dia 6 de junho, dia em que a comitiva do município virá visitar o nosso estabelecimento para apreciação e registo fotográfico.

Trabalho final:

Muros com vida- Final

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
A Zona envolvente do Parque da Lagoa da Sardoeira e a Região da Campeã

Que Espécies estão representadas na pintura?
Representamos a biodiversidade da região (lagarto de água, rãs, libélulas, joaninhas, borboleta azul, rolas, ouriços e castanhas, minhocas, picanço de dorso ruivo, erva língua, plantas carnívoras, flores variadas e a gosto das crianças, o mocho galego e o sol como o centro do universo e fundamental à vida. Cada criança também pintou a sua imagem corporal e as imagens de crianças que já transitaram para o 1º ciclo foram pintadas à escolha de crianças que frequentam agora. Foi giro identificarem os anteriores colegas pela silhueta de cada um

Materiais utilizados na pintura:
Tintas acrílica à base de água

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
Informamos o município da nossa candidatura ao desafio e pedimos que o mesmo se inscrevesse na plataforma. A quando da inscrição do município o mesmo foi estabelecendo contato connosco.
Enviamos o pedido de um técnico em artes que nos pudesse ajudar e o mesmo foi cedido. Forneceram os materiais e acompanharam o projeto.
No dia 6 de junho ficou agendada uma visita para registo das evidências e observação.