Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Escola Básica de Rates (Póvoa de Varzim)

Idade dos alunos:
Alunos do 9º ano – 14 /15 anos

Memória descritiva:
A representação foi desenvolvida pelos alunos do 9º ano no Clube de Artes.
As propostas, para a representação, foram surgindo, por parte dos alunos, ao longo das sessões do Clube. A pesquisa e a seleção tiveram em conta espécies em vias de extinção (Borboleta, Iguana, Peixe mandarim e Zebra).
Borboletas estão em vias de extinção As mudanças no uso da terra, alterações climáticas e poluição estão a provocar uma 'deterioração' nos insetos.
Iguanas marinhas, que se dividem por várias subespécies, são endémicas das ilhas Galápagos. Não se sabe ao certo quantas existem, mas o aumento da poluição oceânica levou a Internacional Unior for Conservativo o Mature (IUCN), o organismo que monitoriza a natureza a nível mundial, a inserir este animal na lista CITES, a convenção que reúne as espécies mais ameaçadas de extinção.
Peixe mandarim - Os oceanos, mares e rios, fonte de vida do planeta, são atacados por diversas atividades que colocam os peixes ameaçados de extinção. Porém, por serem animais que não despertam tanta empatia quanto outras espécies, muitas vezes são esquecidos no que se refere à conservação e divulgação de sua situação.
Zebra - As zebras-de-greve – ou loiborkoram na língua Samburu – são criaturas imponentes. Chegando a pesar quase 450 quilos, são animais selvagens da família dos cavalos. As suas orelhas proeminentes parecem arredondadas à distância, e as suas listas são mais finas do que as de uma zebra-comum. Também são animais perigosamente ameaçados. Restam apenas 2 mil adultos em estado selvagem. A caça e a competição crescente por alimentos cada vez mais escassos, com gado que também pasta no mesmo habitat árido, motivaram o declínio da sua população.
Pretende-se assim chamar a atenção de todos para estes exemplos magníficos e de uma beleza estonteante. As cores das espécies foram representadas fielmente. Posteriormente surgiu a pretensão de representar todos os quatro elementos em formato ampliado e com cores fortes e de grande contraste, uma vez que a dimensão do muro assim o possibilitava (6 m/1,85 m).
A concretização do Projeto foi realizada em diferentes dias, por etapas e com a colaboração e empenho de todos.

Trabalho final:

Mural

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
Estão representados vários ecossistemas.

Que Espécies estão representadas na pintura?
Borboleta, iguana, peixe mandarim, zebra

Materiais utilizados na pintura:
Tintas aquosas, pincéis de diferentes tamanhos e formatos, luvas, aventais, água, recipientes reciclados, pastel de óleo, rolo, balde, fita de papel.

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
O Município forneceu os materiais para a execução da pintura.