Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Jardim de Infância de Serpins (Lousã)

Idade dos alunos:
3, 4, 5 e 6 anos

Memória descritiva:
MUROS COM VIDA
Memória descritiva:
Ao longo do ano letivo foram desenvolvidos vários projetos/atividades de educação ambiental, incidindo sobre a urgência da preservação dos ecossistemas e as boas práticas a adotar para a sustentabilidade ambiental. Foi neste contexto que surgiu o projeto “Da Semente à Árvore”, que permitiu a realização de várias atividades, tendo como foco a Serra da Lousã. Do Jardim de Infância, as crianças podem observar o verde da Serra. Partindo desta observação, as crianças pesquisaram quais as espécies autóctones da flora que fazem parte deste ecossistema, descobrindo que as plantas invasoras estão a tomar conta da Serra e que são nocivas para manutenção dos ecossistemas. Descobriram que as plantas invasoras, se multiplicaram após os grandes incêndios recentes, não deixando crescer as autóctones. Apercebendo-se que os animais que aí vivem, ficaram sem alimento e sem casa.
Colocou-se-lhes um problema: o poderiam fazer para ajudar a sua Serra?
Foi neste contexto que surgiu a ideia de fazer uma “maternidade/berçário” de bolotas de carvalho e sobreiro, árvores autóctones da Serra da Lousã, recolhidas pelas crianças, que foram acompanhando todas as fases do seu desenvolvimento, até se tornarem pequenas árvores. Numa atividade que envolveu de toda a comunidade local, as pequenas árvores foram plantadas, num espaço da Serra, cuja vegetação tinha sido completamente destruída por um grande incêndio, contribuindo assim, para ajudar á recuperação do seu ecossistema.
As crianças apropriaram-se de conceitos e aprendizagens muito significativas, que transpuseram para as suas produções gráficas. Tendo-se verificado registos gráficos muito exemplificativos da Serra da Lousã e dos seus Ecossistemas. É neste contexto que surge a vontade da sua partilha com a comunidade através da pintura do muro.
Em assembleia, as crianças selecionaram a produção gráfica que gostariam de ver representada no muro.

Trabalho final:

Muros Com Vida - Biodiversidade da Serra da Lousã

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
Na pintura encontra-se representado a fauna e a flora da Serra da Lousã.

Que Espécies estão representadas na pintura?
Relativamente à fauna estão representadas: a coruja, o esquilo, o coelho (lebre), as abelhas, o veado, a raposa e os ouriços-cacheiros.
Relativamente à flora estão representados: os carvalhos, os sobreiros.

Materiais utilizados na pintura:
Tintas e pinceis.

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
Colaborando com os materiais utilizados e dando todo o apoio necessário.