Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Colégio-Creche Nossa Senhora da Bonança do Candal (Vila Nova de Gaia)

Idade dos alunos:
9 e 10 anos

Memória descritiva:
Nas férias da Páscoa foi proposto, aos alunos do 4.º ano de escolaridade, que fizessem uma ilustração para um dos muros do nosso recreio, representando um ecossistema.
Após a entrega dos trabalhos, os coordenadores do projeto Eco Escolas, em conjunto com os professores titulares, selecionaram a ilustração que melhor representava o pedido.
De seguida, o muro onde seria efetuada a pintura foi lavado. Depois este foi pintado de azul, onde se desenharam nuvens brancas.
Com a ajuda dos coordenadores do projeto e de duas auxiliares de ação educativa, os alunos desenharam no muro, por forma a transpor o desenho vencedor para o mesmo, a giz.
Após os desenhos terem sido efetuados, verificados e retificados, deu-se início às pinturas.
Por forma a não haver confusão, formaram-se minigrupos de alunos, que pintaram as bases das figuras.
Os efeitos de tridimensionalidade e profundidade foram realizados pelos coordenadores e pelas auxiliares de ação educativa que ajudaram e orientaram os trabalhos.

Trabalho final:

O nosso muro.

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
Foi representado um ecossistema terrestre (jardim)

Que Espécies estão representadas na pintura?
Estão representadas várias flores, cogumelos, abelhas, borboletas e relva.

Materiais utilizados na pintura:
Para a realização foram utilizados paus de giz verde e branco, tinta plástica branca e azul, tintas acrílicas de várias cores, pincéis de tamanhos variados, trinchas, rolos de pintura, paletes, pratos de plástico e baldes para água.

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
O Município de Vila Nova de Gaia ajudou o nosso colégio, com o fornecimento de tintas de diversas cores.