Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Escola EB do Ramalhal (Torres Vedras)

Idade dos alunos:

Memória descritiva:
Sendo nós "Guardiões do rio Alcabrichel" e participantes no Projeto " Peixes Nativos ", entre outros, o tema " Rios e Oceanos " é um tema que é trabalhado regularmente na nossa escola.
A pintura representa em destaque um Ruivaco do Oeste, uma espécie autóctone, só existente em dois rios (Sizandro e Alcabrichel), sendo que um deles passa na localidade da escola. De salientar que o ruivaco do Oeste é uma espécie em risco. Por outro lado, a pintura, pretende mostrar a zona ribeirinha, que se encontra junto à nossa escola e que está a ser reabilitada de forma a promover a movimentação favorável desta espécie.
A pintura pretende também chamar a atenção para a não destruição da vegetação ribeirinha, pois esta destruição diminui o grau de ensombramento dos cursos de água, com consequências ao nível da temperatura e oxigenação da água. Provoca ainda a redução da disponibilidade de locais de abrigo e alimentação dos peixes.
Os alunos da escola, planificaram e desenvolveram os seus trabalhos que depois de apresentados, saiu vencedor o da aluna Matilde Pereira do 4º ano de escolaridade.
Posteriormente foi aumentado à escala necessária para ser desenhado numa das paredes da escola que se encontra precisamente na direção da zona de passagem do Rio Alcabrichel. A imagem foi pintada por todos os alunos da escola seguindo-se uma escala de “pintura”.

Trabalho final:

Fotografia do trabalho final

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
A imagem representa o ecossistema ripícola circunscrito à zona do rio Alcabrichel que passa junto à escola.

Que Espécies estão representadas na pintura?
Ruivaco do Oeste;
Vegetação das zonas ribeirinhas

Materiais utilizados na pintura:
Tintas próprias para parede

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
Cedência dos materiais de pintura, acompanhamento da evolução da pintura.