Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Escola Profissional Vasconcellos Lebre (Mealhada)

Idade dos alunos:
15 e 16 anos

Memória descritiva:
Foi proposto aos alunos da turma de 10º Multimédia participarem no projeto.
De entre os vários trabalhos realizados, foi selecionado um trabalho que representa a Mata do Bussaco, pertencente ao conselho onde a Escola está integrada.
O trabalho consiste num retângulo verde claro adornado com ramos de árvore castanhos, folhas verdes e a metamorfose da borboleta do medronheiro, desde lagarta até se tornar uma borboleta.
Foi representada a evolução da borboleta através de ícones que juntos criavam a evolução das diferentes fases da borboleta.
Antes de iniciarem o projeto, os alunos puderam consultar Guias de Campo de Fauna e Flora do Bussaco. A aluna representou a borboleta pois, de todos os animais presentes nos guias, foi a borboleta que mais lhe chamou à atenção, porque, de todas as vezes que fez passeios no Bussaco foi raro encontrar uma borboleta, nem sabendo que existia uma borboleta própria da mata do Bussaco - borboleta-do-medronheiro (Charaxes jasius), que é a maior borboleta diurna da Europa, é uma das borboletas vistas na Floresta Relíquia. A metamorfose da borboleta representa o seu delicado ciclo de vida e a importância da preservação da mesma.
Os ramos representam o Adernal, formação vegetal única, dominada por adernos (Phillryea latifolia) de porte arbóreo notável; representa uma grande parte da Floresta Relíquia
Com este trabalho pretendeu representar que por vezes o belo, no caso, a borboleta, demora para ser bela daquela maneira e que, não é porque algo feio que devemos odiar; assim como a importância de preservar os ecossistemas que nos são mais próximos.

Trabalho final:

Muro - trabalho finalizado

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
Representa a Mata Nacional do Bussaco - Adernal com os seus medronheiros e a metamorfose da borboleta-do-medronheiro.

Que Espécies estão representadas na pintura?
Adernal - (Phillyrea latifolia) de porte arbóreo, estando presente o medronheiro (Arbutus unedo), o loureiro (Laurus nobilis), o azevinho (Ilex aquifolium), o azereiro (Prunus lusitanica subsp. lusitanica)
Charaxes jasius, Linnaeus, 1767 - borboleta-do-medronheiro

Materiais utilizados na pintura:
Tintas
Pincéis
Trinchas
Luvas

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
Forneceu a tintas, e materiais de pintura como os pincéis e as trinchas