Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Escola Básica de Soure (Soure)

Idade dos alunos:
Os alunos participantes neste concurso variaram entre os 6 e os 10 anos.

Memória descritiva:
Os alunos do 1º ciclo estão envolvidos no projeto "Ao encontro dos rios", através do qual se pretende estudar o rio Arunca (principal rio da região da Vila de Soure), ao nível das características da água, da sua biodiversidade e da sua envolvente biológica e social.
Dos estudos desenvolvidos nasceu a proposta de pintura a efetuar no âmbito dos "Muros com vida".
Todos os seres vivos representados e que pretendem ser demonstrativos da fauna e flora do Arunca e suas margens foram estudados nas aulas. Foi desse trabalho de investigação que nasceu a proposta de pintura a efetuar.
Os trabalhos de pintura resultaram de um trabalho coletivo, envolvendo alunos, docentes e assistentes operacionais.

Trabalho final:

Muros com Vida - Queremos preservar o rio Arunca

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
Um ecossistema de água doce

Que Espécies estão representadas na pintura?
Estão representadas espécies vegetais e animais típicas do rio Arunca e suas margens, que foram estudadas ao longo do ano letivo.

Materiais utilizados na pintura:
Tintas, pinceis, trinchas, esponjas, jornais.

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
Fez a divulgação do projeto e forneceu os materiais de pintura.