Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Escola EB 1/JI de Vinha da Rainha (Soure)

Idade dos alunos:
dos 6 anos aos 9

Memória descritiva:
A agricultura intensiva (culturas agressivas e uso abusivo de pesticidas), tem vindo a ameaçar o equilíbrio dos ecossistemas e a redução dos recursos naturais.
A nossa escola está inserida num meio caracterizado pelos seus milheirais e extensos arrozais. Ao longo dos anos, tem-se verificado a redução/desaparecimento de espécies dos ecossistemas húmidos.
Daí a necessidade de sensibilizar a comunidade para este problema.

Trabalho final:

Valas do Rio Pranto, Zona do Baixo Mondego

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
Zonas Húmidas.

Que Espécies estão representadas na pintura?
Muro/parede: Lontra, rela, cobra de água, cegonha, pato bravo, achigã, tabuas nenúfar, caniços-da-água
Seixos: lagostim, enguia, guarda rios, carpa, cágado, rabilas, lampreia, borboleta, salamandra ...

Materiais utilizados na pintura:
Tintas, pinceis, trinchas, diluente, luvas, aventais, vassoura, recipientes para colocar a tintas, seixos, paus, jornais/revistas/cartões, verniz, folhas brancas A3/A4 para desenhar o projeto (lápis de carvão, afiadeira, borracha, lápis de cor, canetas de feltro,...), ...

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
Forneceu as tintas e os pinceis/trinchas.