Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Colégio Marista de Carcavelos (Cascais)

Idade dos alunos:
Participaram alunos dos 7 aos 17 anos.

Memória descritiva:
As pinturas no muro da Quinta Pedagógica do Ir. Joaquim do Colégio Marista de Carcavelos enquadram-se nos temas do ano da Eco-Escolas “Biodiversidade: Preservar e Regenerar” e “Espaços exteriores”, integrando os ecossistemas agrícolas e oceânicos.
O projeto partiu dos alunos de Artes do 11º ano mas, estiveram envolvidos os alunos do secundário de Artes Visuais do 10º e 12º ano e muitos alunos do 1º ciclo que nos intervalos queriam pintar e alunos do 2º e 3º ciclo que iam nas aulas de Educação Visual.
Pretendemos com o projeto, sublinhar a importância da preservação dos ecossistemas, trabalhar a expressão artística, explorando o potencial criativo dos alunos e proporcionar novos espaços de comunicação.
O muro que representa a praia das Avencas, foi um projeto que partiu dos alunos do 10º ano e surge pensando na sua elevada importância ecológica e na preservação do seu ecossistema tão rico em biodiversidade.
Processo:
1. como processo criativo, partimos de várias imagens para produzir novas hipóteses de composição visual. Seleção de imagens /fotografias originais a recriar.
2. análise das imagens e interpretação da composição visual através de ensaios gráficos das formas
3. recriação das imagens selecionadas que interpretem as suas formas originais, retirando ou reduzindo informação visual essencial presente na reprodução.
4. estudos de cor ambiente – variabilidade cromática no meio ambiente
5. realização de registos gráficos a partir de esboços de execução rápida
6. projeto à escala 1/10 - trabalho de grupo (2 alunos)
7. ampliação da proposta (uma parte) - trabalho de grupo (2 alunos)
8. esboços no muro com giz
9. formas e limites com tinta acrílica da cor real
10. pintura/preenchimento dos desenhos contornados (colaboração dos alunos do 1º ciclo, 2º ciclo, 3º ciclo)
11. pintura de sombras de pormenores (alunos do 10º ano, 11º ano e 12º ano)

Trabalho final:

Ecossistema completo

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
O muro a concurso (de 6m) representa os ecossistemas oceânicos.
Nos restantes 4 muros (três muros com 6 m e um com 15m) representam animais da quinta do Colégio, plantas, flores, legumes e frutos da Horta do Colégio (ecossistema agrícola) e uma mensagem.

Que Espécies estão representadas na pintura?
No 1º muro (muro a concurso) - a praia das Avencas - estão representadas diversas espécies aí existentes: peixes (o robalo, sargo, bodião, peixe-escorpião, peixe-rei, robalo, tainha, mexilhão, estrela do mar, caranguejo, algas, a gaivota e o polvo com uma garrafa de plástico envolvida nos seus tentáculos…).
No 2º muro estão representados frutos diversos de um modo divertido: abacate, morango, laranja, melancia, pêssego, uvas, cerejas e um bolo com uma explosão de frutos. Esse bolo tem o número 75 e o logo dos maristas e representa os setenta e cinco anos dos maristas em Portugal, que comemoramos este ano.
No 3º muro foi representada uma árvore, o arco-íris e a frase: «Louvado sejas, meu Senhor, pela nossa irmã, a mãe Terra que nos sustenta e governa e produz variados frutos com flores coloridas e verduras». “Laudato Si”, Papa Francisco.
No 4º muro temos os legumes: cenouras, alho-francês, tomate, beterraba, espinafre, couve, cebola, abóbora, brócolos, beringela, favas, ervilhas, batata, batata doce…, este registo, de um modo mais realista, mas também, com uns pormenores divertidos.
No 5º muro representámos os animais da quinta a brincarem ou a dançarem e muito coloridos, o burro e o porco sentados e ainda o peru, o ganso, a cabra, o pato …
A identificar o mural está o nome da quinta - Quinta Pedagógica do Ir. Joaquim e algumas pegadas de animais para descobrirmos a quem pertencem…

Materiais utilizados na pintura:
Foi feita uma avaliação, dos problemas que pudessem existir nas paredes do muro, além do desgaste natural do material, foram verificadas as características do revestimento existente (tinta para fachada Hempacryl liso, acabamento mate, da Hempel) e feita uma reparação de algumas fissuras, antes de dar início à pintura do mural. Foi adquirida uma tinta acríilica de alguma qualidade, uma vez que vai ser exposta a condições exteriores de sol e chuva e para que não se deteriore rapidamente (Tinta acrílica Campus da Raphael). Foram adquiridos alguns pincéis e aproveitados outros existentes na sala de Artes. Também foram reutilizados diversos materiais para a colocação das tintas: caixas de plástico c/tampa e frascos de vidro c/tampa (p/ guardar tintas); garrafas de água pequenas e pratos de plástico (p/misturar na tinta); garrafas de água grandes (p/ cortar ao meio e colocar as tintas, de modo, a poderem trabalhar vários alunos com a mesma cor ao mesmo tempo); paus de sushi (p/ misturar as tintas); bidões dos detergentes/desinfetantes (p/ cortar ao meio e guardar frascos/caixas com as tintas por cores).

O Município esteve envolvido nesta ação?