Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Escola EB 2,3 Dr. Flávio Gonçalves (Póvoa de Varzim)

Idade dos alunos:
10/11 anos
Alunos do 5ºano

Memória descritiva:
As coordenadoras do Projeto Eco-Escolas do Agrupamento lançaram o desafio "Muros com vida" (https://ecoescolas.abae.pt/2021-2022-projetos/muros-com-vida/) à turma 5ºG. A atividade está a desenvolvida nas disciplinas de Ciências Naturais (Prof. Carina Pinheiro) e Educação Visual (Prof. Teresa Vera) e conta com o patrocínio da Câmara Municipal.
O tema da biodiversidade foi abordado na disciplina de Ciências Naturais, os alunos pesquisaram na Internet elementos da biodiversidade da nossa região e colocaram na classroom da disciplina as imagens recolhidas na pesquisa. Na aula de Educação Visual a professora pediu a cada aluno que desenhasse um elemento obtido na pesquisa. Os alunos replicaram o peixe, o polvo, a gaivota, o pilrito-das-praias, o narciso...
Com a ajuda da professora Teresa Vera foram decalcados os desenhos individuais e organizados com o objetivo de representar o mural com a biodiversidade da nossa região.
Na aula de português ficaram, também, a conhecer o mito do Narciso. "Segundo o mito, Narciso era tão belo e tão vaidoso que, após desprezar inúmeras pretendentes, acabou por se apaixonar pelo próprio reflexo. Morreu de fome e sede à beira da fonte de água onde via a sua imagem refletida. O mito nos ensina-nos que o excesso de vaidade e falta de empatia pelos outros podem ser prejudiciais. " in https://www.significados.com.br/mito-de-narciso/
Parabéns aos alunos da turma 5ºG e professores envolvidos!
Todas as fases da atividade serão registadas aqui no padlet. https://padlet.com/EcoEscola_FG/muroscomvida

Trabalho final:

Muros com vida

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
Aquático (mar) e terrestre (litoral)

Que Espécies estão representadas na pintura?
Polvo, sardinha, pilrito-das-parias, gaivota, narcisos

Materiais utilizados na pintura:
lápis a carvão e de cor

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
As coordenadoras tiveram conhecimento desta atividade pelo site - https://ecoescolas.abae.pt/ - em seguida informaram o Município do interesse do Agrupamento em participarem na atividade. O Município prontamente aceitou a proposta.