Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Escola Secundária Dr. João Lopes de Morais (Mortágua)

Idade dos alunos:
Entre os 13 e os 15 anos

Memória descritiva:
Ao decidir aderir a este projeto, pensámos de imediato que seria mais importante podermos executá-lo fora do espaço escolar, num local público, mas simultaneamente próximo e acessível a toda a população escolar. Assim, optámos pela sua execução num muro em frente à entrada da escola, um local público e de passagem não só da população escolar, mas de toda a comunidade em geral, permitindo simultaneamente mostrar o nosso trabalho à comunidade e usá-lo como forma de alertar todos para a importância e necessidade absoluta de preservação dos ecossistemas.
No nosso trabalho temos um ambiente terrestre, agrícola, concretamente a vinha e o vinho, atividade marcante na nossa terra que integra a região demarcada do Dão. Está presente também a floresta, que ocupa cerca de 80% da área do nosso concelho, considerada o “ouro verde” pelos mortaguenses, um valioso património natural e ambiental, com uma importância crucial na economia local, pelo que a sua proteção e preservação é uma das grandes preocupações da população e do Município e a abelha, fundamental para a reprodução da flora local, para a manutenção dos ecossistemas terrestres. Temos ainda um ambiente aquático, já que a água é um elemento marcante na nossa terra, presente inclusive no topónimo do concelho, Mortágua, e, neste ambiente, o peixe, relembrando a importância de preservarmos a sua qualidade para a manutenção dos ecossistemas aquáticos. Decidimos também incluir a lontra, pois para além de fazer parte da fauna da nossa região, como o muro faz uma curva, achámos interessante aproveitá-la seguindo esse movimento que condiz com a fisionomia e modo de locomoção do animal; esta segura uma uva, uma vez mais a referência às vinhas da nossa localidade e usa uma coroa, que não é mais do que a reprodução das torres que fazem parte do brasão da vila.
O projeto do trabalho foi realizado nas aulas de Educação Visual pelos alunos do 8º e 9º anos de escolaridade e foi também executado por estes, com a colaboração dos alunos seniores da Academia Saber+.

Trabalho final:

Mural

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
Ecossistema terrestre - floresta - e aquático - rios, ribeiros,

Que Espécies estão representadas na pintura?
Espécies vegetais - vinha, árvores; espécies animais - abelha, peixe, lontra.

Materiais utilizados na pintura:
Tinta de grafiti e tinta plástica para exteriores.

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
Colaboração na preparação do espaço (limpeza do muro), aquisição de todos os materiais utilizados e participação na execução do mural dos alunos da academia Saber+, um projeto do município destinado a pessoas com 50 ou mais anos.