Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Escola Secundária de Estarreja (Estarreja)

Idade dos alunos:
15 e 16 anos.

Memória descritiva:
Este desafio foi proposto à nossa professora de Artes pela coordenadora do programa Eco Escolas.
Formaram-se grupos de trabalho e cada um desenvolveu um projeto, tendo por base a informação disponibilizada na plataforma da ABAE.
Foram realizados vários desenhos e respetivas pinturas, resultando protótipos a desenhar muito ricos e diversificados. A escolha do protótipo para o desafio passou por diferentes fases e foram ouvidas várias opiniões (Diretor do AEE, Município, ...) . A escolha final foi realizada pela vereadora municipal.
Este projeto foi pensado para uma parede com 3,96 metros por 3,55, na Escola Secundária de Estarreja.
Na pintura estão representadas várias plantas de diversas cores e formatos, sendo plantas neoplatónicas. A ilusão de uma floresta "perfeita" é criada pela paleta de cores escolhida e pelo retrato de um ecossistema terrestre, representando um lugar místico, com o objetivo de captar a atenção das pessoas para o mural. Contrastando na paisagem, temos o rinoceronte branco, no centro, ilustrado com um dos seus chifres cortado e com o seu corpo em dispersão, sensibilizando e alertando para as consequências da caça excessiva, fazendo do mesmo uma espécie em vias de extinção.
O rinoceronte simboliza reflexão e poder. O objetivo deste trabalho é levar a população a refletir sobre as consequências da destruição dos ecossistemas e dos seres vivos que neles habitam. Escolhemos o rinoceronte branco, pois com a crescente globalização, qualquer ação local tem repercussões mundiais.
Este animal é património biológico mundial e cabe a cada um de nós, localmente, na Escola Secundária de Estarreja, e mundialmente desenvolver ações de mitigação desta problemática e começarmos a agir em defesa da regeneração e da preservação das espécies.
Alunos do 10ºP | Artes: Maria Leonor, Francisco, David e Mafalda.
Professora: Inês Lousinha.

Trabalho final:

Mural Rinoceronte Branco_Trabalho Final_ESE_2022

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
Terrestre (fauna e flora): várias plantas e um animal.

Que Espécies estão representadas na pintura?
Espécie animal: Rinoceronte Branco.
Espécies vegetais: Não estão representadas espécies vegetais específicas, são plantas neoplatónicas.

Materiais utilizados na pintura:
Tintas acrílicas para exterior, fornecidas pelo município de Estarreja.

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
Acompanhou todo o processo e concretização do projeto, desde o fornecimento das tintas, à limpeza do muro e aplicação do primário.
Participou na escolha do protótipo a desenhar no mural, deslocando-se várias vezes à escola, inclusive à sala de aula onde se iniciou o projeto (papel - tela - mural). Participou na escolha do protótipo a desenhar no mural.
Durante a pintura do mural deslocou-se ao terreno várias vezes para aferir dificuldades e necessidades. Sempre disponível por contacto telefónico e/ou email.
O município de Estarreja desempenhou um papel fundamental na concretização do projeto.
Excelente colaboração!