Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Escola Secundária de Figueiró dos Vinhos (Figueiró dos Vinhos)

Idade dos alunos:
O Mural foi realizado realizado por alunos do 3º Ciclo com idades entre os 12 e os 15 anos

Memória descritiva:
O projeto Muros com Vida realizado em parceria com o município foi divulgado pela coordenadora Eco-Escolas, através de email enviado aos Diretores de Turma. Estes, na aula de Tutoria apresentaram o projeto aos alunos promovendo o desenvolvimento do espírito crítico, através da reflexão sobre a importância da preservação das diferentes formas de vida (biodiversidade) e do sentido estético, explorando o potencial criativo para a melhoria do recinto escolar.
Participaram alunos do 3º Ciclo (7º, 8º e 9º Ano), os trabalhos realizados foram expostos no placard do Eco-Escolas, na última semana de aulas do 2º período. Na reunião do Conselho Eco-Escolas de 20 de abril foi selecionado o desenho a pintar e o local da pintura. Como a nossa escola não tem muitos muros e as fachadas dos blocos estão um pouco degradadas, decidiu-se pintar parte de uma fachada (bloco B) visível entrada da escola e da rua em dois lados diferentes.
O projeto de pintura foi realizado pela aluna Jenna Lovell do 9º Ano, que desenhou parte de uma floresta próxima do seu local de residência (aldeia da Arega). O projeto é constituído por duas partes, onde foram utilizadas cores diferentes.
O lado esquerdo é muito colorido, “A primavera” – uma floresta cuidada e protegida, com espécies arbóreas (carvalho negral - quercus pyrenaica), arbustivas (giesta amarela - giesta sphaerocarp) e erbáceas, (como a ervilhaca comum - vicia sativa) onde a flora e a fauna se encontram em perfeito equilíbrio (um pequeno charco com um sapo; uma abelha sobre a giesta, simbolizando a polinização e multiplicação da vida).
Do lado direito cores muito escuras, o “inverno”, uma floresta degradada, onde parte das espécies estão em risco de vida, uma árvore sem folhas, que tanto pode simbolizar uma espécie de folha caduca (carvalho negral) como um dos fenómenos que assolam a região, os incêndios e assim uma árvore carbonizada, onde o ecossistema se encontra em degradação, observam-se poucas espécies, mas subsistindo a giesta, espécie perene e resistente). Nessa parte predominam os azuis, a “escuridão do inverno, a diminuição das formas de vida. Na árvore despida e na vegetação rasteira observam-se pequenas estruturas brancas, que podem ser entendidas como “as geadas de inverno” ou metaforicamente a esperança da recuperação dos ecossistemas através do simbolismo – água fonte de vida. O sol, também ele fonte de vida faz a ligação entre as duas partes do projeto.
A pintura foi realizada por vários alunos, mas sempre orientado pela aluna que o idealizou e que foi responsável por grande parte da pintura e pelos pormenores da mesma.

Trabalho final:

Muros com Vida - Floresta Mediterrânica

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
Floresta - Mediterrânica

Que Espécies estão representadas na pintura?
Flora:
Espécie arbórea - Carvalho Negral - espécie autóctone que se encontra na região.
Espécie arbustiva - Giesta amarela - que estando em franca diminuição, também se encontra nas manchas florestais locais
Espécie herbácea floral - ervilhaca comum - que é possível observar nos campos (em áreas agrícolas e florestais)
Fauna:
Anfíbio - sapo de verrugas verdes lusitânico
inseto - abelha
Ave - indiferenciada

Materiais utilizados na pintura:
Base - Primário (branco)
Tintas de parede para exteriores - Dalge ( uma marca/empresa local)
Pinceis de vários tamanhos

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
O Município efetuou a inscrição no projeto e apresentou-o ao agrupamento em reunião de conselho Eco-Escolas ocorrida a 9 de fevereiro.
- Participou na seleção do desenho a pintar e na escolha do local ( dentro do recinto escolar) onde realizar a pintura
- Assumiu todos os custos das tintas e dos pinceis necessários, o representante do Município em conjunto com a Coordenadora Eco-Escolas contactou uma empresa local de produção de tintas " Tintas Dalge" para a aquisição dos materiais necessários.
Está a colaborar com o agrupamento na divulgação da atividade.