Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Centro de Educação e Desenvolvimento Nª Srª da Conceição - Casa Pia de Lisboa (Lisboa)

Idade dos alunos:
O projeto foi desenvolvido com a turma B, do 6.º ano, cujos alunos têm idades compreendidas entre os 11 e os 13 anos, e com duas turmas do 7.º ano, cujos alunos têm idades entre os 13 e os 15 anos.

Memória descritiva:
Este desafio foi muito bem recebido pelos alunos das turmas.
A turma do 6.º B (constituída por 19 alunos) foi inicialmente dividida em grupos de dois alunos, de forma a elaborarem uma proposta de projeto para um mural com a temática sugerida, com o qual se pretendia alertar para a preocupação relativa espécies autóctones em vias de extinção e para a importância da vida no nosso planeta. Os grupos rapidamente se organizaram na recolha de informação para desenvolverem as suas ideias e puseram mãos à obra!
Os alunos escolheram as mais diferentes composições. Por fim, foram selecionados dois dos esboços e deles compilado o desenho final.
A pintura teve lugar num muro bastante grande, revelando-se impressionante para o
desenvolvimento das competências essenciais e para a compreensão da temática.
Para a fase de pintura, a turma foi dividida em dois turnos, alternados. Dada a sua dimensão, o trabalho envolveu os alunos durante três semanas. O processo passou pelas seguintes fases:
1) Pesquisa de espécies autóctones;
2) Esboços;
3) Provas de cor;
4) Votação dos alunos;
5) Apresentação das propostas selecionadas;
6) Aplicação do desenho em grande escala (estudos de afastamento e proximidade);
7) Traçado em giz e grafite;
8) Pintura final.
O resultado surpreendeu a turma, que se manifestou bastante envolvida e orgulhosa do trabalho desenvolvido.
As turmas do 7.º ano optaram por representar o bairro em que se insere a escola, dando relevância aos espaços verdes existentes na cidade, importantes como áreas de lazer e de bem-estar, mas também áreas promotoras do equilíbrio dos ecossistemas (regulação da temperatura e da qualidade do ar em meio urbano) e de preservação/ampliação da biodiversidade. Assim, às representações do edificado de interesse histórico e cultural, as turmas escolheram os jardins da Estrela, do Príncipe Real e das Amoreiras, bem como o jardim botânico de Lisboa.
A elaboração do mural foi feita pelas duas turmas, que se dividiram em grupos, para concretizar a pintura, Contudo, a pintura final foi antecedida por várias atividades, que se estruturaram nas seguintes etapas:
1) Visita aos locais emblemáticos do bairro;
2) Escolha de um elemento representativo de cada ponto emblemático, para o desenhar;
3) Elaboração do esboço em papel;
4) Aperfeiçoamento dos desenhos, com marcador preto;
5) Scan dos desenhos e elaboração de composição, em torno de um croqui da área da escola, utilizando o Photoshop.
6) Projeção dos desenhos, sobre a qual foi pintado o mural, com recurso a tinta e a marcador preto.

Trabalho final:

Murais com Vida

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
A turma do 6.º B representou uma fusão entre um ecossistema aquático e um ecossistema terrestre. As turmas do 7.º ano representaram um ecossistema urbano, dando relevância aos jardins que existem na cidade.

Que Espécies estão representadas na pintura?
As espécies representadas pela turma do 6.º B são: golfinhos do Sado, um sobreiro e um veado, mamífero cervídeo que esteve em vias de extinção durante 200 anos na Serra da Lousã e que com os esforços de um programa de reintrodução, regressou a este ecossistema.
As turmas de 7.º ano, de entre as várias espécies existentes nos jardins, escolheram representar a figueira-da-austrália (jardim da Estrela), o cedro-do buçaco (jardim do Príncipe Real), as palmeiras e as oliveiras (jardim botânico) e a ginkgo biloba (jardim das amoreiras). As estas espécies juntaram-se ainda as andorinhas e os jacarandás, que adornam a cidade a partir da primavera.

Materiais utilizados na pintura:
Os materiais de pintura e desenho usados pelas turma do 6.º ano foram: tintas de exterior, giz, aguarelas e grafite.
As ferramentas de pintura utilizadas foram: pincéis, tinas, panos usados, esponjas usadas e as próprias mãos.
As turmas do 7.º ano esboçaram os desenhos em papel e lápis, aperfeiçoando-os com marcador preto. Para elaboração do mural, utilizou-se um projetor (para a projeção dos desenhos na parede), tinta de exterior e marcadores.

O Município esteve envolvido nesta ação?