Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Escola EB 2,3 de Gualtar (Braga)

Idade dos alunos:
12 e 13 anos

Memória descritiva:
A atividade Muros com Vida envolveu duas turmas do 7ºano (A,B, C e C1) de Educação Visual e teve como ponto de partida uma pesquisa prévia da biodiversidade encontrada no recreio em que se insere a Escola Básica de Gualtar.
A proposta em estudo engloba a pintura de um "painel" com a dimensão aproximada de 2x3,5m numa das paredes da escola.
As diferentes propostas foram realizadas recorrendo à ilustração infantil feita a lápis de cor e inseridas numa esquadria que nos remete para a portugalidade do azulejo.
A proposta vencedora, dá destaque a uma árvore de grande porte, representação artística de um carvalho, onde se abriga e alimenta o esquilo. Em pleno voo duas aves entram na moldura do artista, enquanto que abelhas e borboletas, procurando o colorido das flores em busca do néctar, realizam a preciosa tarefa da polinização.
A pintura na parede exterior, acabou por não se realizar, em virtudes das condições climatéricas e também pelo facto de a parede exterior precisar de um tratamento prévio de limpeza, por causa do descascar da parede.

Trabalho final:

Moldura de um carvalho, onde se abriga e alimenta o esquilo. Em pleno voo duas aves entram na moldura do artista, enquanto que abelhas e borboletas, procurando o colorido das flores em busca do néctar, realizam a preciosa tarefa da polinização.

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
Biodiversidade encontrada no recreio em que se insere a Escola Básica de Gualtar.

Que Espécies estão representadas na pintura?
Borboletas, pássaros, esquilos, flores, carvalho e abelhas

Materiais utilizados na pintura:
Lápis de cor, Lápis de aguarela, canetas permanente e marcadores.
Réguas, esquadro, papel cavalinho.

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
O Município de Braga, ofereceu as tintas para o projeto.