Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Escola EB 1/JI de S. Martinho da Cortiça (Arganil)

Idade dos alunos:
Alunos do Jardim de Infância: 22 (3 anos aos 6 anos)
Alunos da EB: 37 (6anos aos 10 anos)

Memória descritiva:
Na reunião do conselho Eco-Escolas, os alunos manifestaram a sua preocupação com a poluição, nomeadamente a dos rios e dos oceanos. Embora a nossa escola esteja situada a grande distância do mar, apresentamos a todos os parceiros presentes, a proposta de desenvolver o projeto “O Muros com vida”, com os seus objetivos e local a utilizar. Este projeto foi aprovado por todos.
O trabalho desenvolvido tem como objetivos principais: sensibilizar para a preservação do ecossistema e biodiversidade; promover uma cidadania ambiental; incentivar a criatividade; envolver a comunidade educativa.
Esta pintura serve também para embelezar o espaço exterior/recreio, tornando-o mais atractivo, acolhedor e agradável para os alunos
Dando início ao projeto os alunos realizaram várias pesquisas, visualizando filmes e consultando livros sobre a biodiversidade, ecossistemas e degradação do ambiente. De seguida realizaram trabalhos escritos e ilustrações sobre a temática com o objectivo de procurar soluções para evitar esta degradação quer nas florestas, rios e mar.
Dando seguimento ao projeto cada aluno investigou sobre um animal marinho da nossa, apresentando uma ilustração, um trabalho escrito e uma apresentação sobre o animal escolhido.
Importa salientar a visita do biólogo e fotógrafo marinho, Nuno Vasco Rodrigues, que falou da sua atividade e da diversidade marinha em alguns locais do nosso país. Referiu como é importante a preservação da vida nos oceanos e as causas que levam à sua degradação causadas pela sobrepesca, poluição e aquecimento global.
Professores responsáveis: Maria João Cavaleiro e Anacleto Vaz

Trabalho final:

A vida no oceano

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
Ecossistema marinho

Que Espécies estão representadas na pintura?
Peixes:-Tubarão, Peixe balão, Peixe-agulha, Peixe Tucunaré, Peixes dos corais, Raia, Cavalo marinho
Mamíferos: Baleia, Golfinho, Foca
Moluscos: Polvo, Caracóis do mar, Lula
Crustáceos: Caranguejo
- Estrela- do- mar
- Tartaruga
- Corais
- Algas
- Anémona

Materiais utilizados na pintura:
Cartões com desenhos dos animais, tintas, pincéis

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
Dar autorização para a pintura da parede.