Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Estabelecimento Prisional do Funchal (Santa Cruz)

Idade dos alunos:
28, 30, 32

Memória descritiva:
O Projeto “Muros com Vida” busca alertar e mobilizar a comunidade para a prevenção e inversão do processo de degradação dos ecossistemas terrestres e aquáticos, com repercussões nas alterações climáticas e na extinção em massa de várias espécies.
No contexto do Estabelecimento Prisional do Funchal, o projeto consistiu na realização de uma pintura dentro do recinto prisional e enquadrada no tema do Eco-Escolas “Biodiversidade: Preservar e Regenerar”, integrando o ecossistema do oceano, e procurando alertar a comunidade prisional para a prevenção do processo de degradação dos ecossistemas terrestres e aquáticos.
Neste sentido, pretendeu representar-se, num painel de 1,75metros por 1,5 metros, um fundo do mar saudável, na sua essência, com corais vivos, no qual surgem dois golfinhos (a mãe e a cria), que representam o ciclo da vida. Mas este ciclo só é possível continuar a existir se mudarmos drasticamente os nossos hábitos para que as próximas gerações possam admirar tais belezas naturais na primeira pessoa e não apenas nos livros de História.
Foi um projeto bastante interessante de concretizar, apesar do grau de dificuldade associado, no qual há a destacar o espírito de entreajuda e a proatividade dos formandos, supervisionados em todo o percurso por ambos os Coordenadores do Projeto Eco-Escolas do Estabelecimento Prisional do Funchal.

Trabalho final:

Saúde Materna nos oceanos eterniza as futuras gerações.

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
Ecossistema Marinho

Que Espécies estão representadas na pintura?
São Espécies Marinhas típicas do Oceano que rodeia a nossa região autónoma da Madeira, Golfinhos, corais, peixes em aglomerados, águas vivas, tartaruga, a nossa profundeza marinha rodeada de pedregulhos e vegetação marinha intacta.

Materiais utilizados na pintura:
Tintas acrílicas, madeiras para dar ideia ao mural de um retrato de vida marinha ideal.

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
Colaborou com tintas e contou com o nosso trabalho para enriquecimento do espaço num mural dentro de um Estabelecimento Prisional com mais alegria.