Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Escola Secundária da Lousã (Lousã)

Idade dos alunos:
13 e 14 anos

Memória descritiva:
Memória descritiva da imagem
A imagem representa alguma da biodiversidade típica da Serra da Lousã enquadrada no seu património natural e cultural (Castelo da Lousã).
As cores de base simbolizam os diversos habitats: ribeiros de montanha, bosques mistos, hortas e prados.
Pretendemos com os desenhos mais comunicativos da flora (urze e giesta) e da fauna chegar a um público mais jovem, uma vez que o mural se situa na zona das escolas. A fauna representada na imagem inclui peixes (ruivaco, truta e boga), aves (melro-d’água, dom-fafe e a petinha dos campos), mamíferos (javali, veado, lobo, esquilo), anfíbios (rã, salamandra-de-fogo), répteis (cobra-bastarda), moluscos gastrópodes terrestres (caracol), insetos: (abelha, borboleta e lagartas de borboleta) e fungos (cogumelos).
Memória descritiva do projeto
Agrupamento de Escolas da Lousã – Escola Secundária da Lousã;
Coordenadora do projeto: Cristina Chau (professora de Cidadania e Desenvolvimento (CD), Complemento à Educação Artística e Educação Visual).
Alunos envolvidos: 20 alunos do 8º ano, turma B, com idades compreendidas entre os 13 e os 14 anos.
Disciplinas envolvidas no projeto: Educação Visual, Complemento à Educação Artística e Cidadania e Desenvolvimento.
Esta atividade foi desenvolvida no âmbito do domínio da Educação Ambiental em CD, integrado no projeto Eco – Escolas e no Projeto Cultural de Escola/PNA do Agrupamento de Escolas da Lousã. Teve o apoio da Coordenadora do projeto Eco-Escolas da Escola Secundária da Lousã/ Coordenadora da EECE, Anabela Correia, e da Câmara Municipal e Junta de Freguesia da Lousã.
Objetivos deste projeto:
- Sensibilizar os alunos e a comunidade educativa para a importância da Biodiversidade da Serra da Lousã;
- Embelezar um espaço da vila, envolvendo ativamente os alunos, formando alunos autónomos e responsáveis;
- Promover trabalhos em que se criem condições de equilíbrio entre o conhecimento, a compreensão, a criatividade e o sentido crítico (aprender a utilizar o conhecimento para interpretar e avaliar a realidade envolvente)
- Promover a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade do currículo, através do desenvolvimento de um projeto que tem como base as aprendizagens essenciais das disciplinas envolvidas.
- Concretizar a ligação escola-comunidade através da arte, fazendo um projeto que implica a saída da escola e a intervenção no espaço público, gerador de um sentido comunitário e incitador da transformação social.
FASES DO PROJETO
1. Fase da preparação (inscrição, parceria com a Câmara Municipal da Lousã, Junta de Freguesia e EDP, e sensibilização dos alunos para o tema);
2. Visionamento de vídeos sobre a biodiversidade da Serra da Lousã (aula de Cidadania e Desenvolvimento);
3. Trabalho de pesquisa, nas aulas de Complemento à Educação Artística;
4. Apresentação de diversas propostas de espaços para o mural, na Lousã, e seleção do espaço a pintar;
5. Medição do espaço a pintar;
6. Realização dos desenhos com base na pesquisa elaborada, nas aulas de Educação Visual;
7. Elaboração de uma composição feita com a junção de elementos dos vários desenhos dos alunos – produto final (aula de EV);
8. Elaboração da Memória Descritiva da imagem e Memória Descritiva do projeto, na aula de Cidadania e Desenvolvimento;
9. Execução da pintura no espaço selecionado. As tintas e todo o material necessário à concretização da pintura, são da responsabilidade da Câmara Municipal da Lousã.
10. Divulgação da atividade através da página/blog e jornal do Agrupamento, no blog do Projeto Cultural de Escolas do AEL, no Facebook, no jornal local “O Trevim” e também na plataforma do Eco-Escolas.
11. Submissão do projeto vencedor/Memórias Descritivas na plataforma Eco-Escolas, pela coordenadora Anabela Correia.

Trabalho final:

Muros com vida

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
Fauna e Flora da Serra da Lousã

Que Espécies estão representadas na pintura?
Peixes (ruivaco, truta e boga), aves (melro-d’água, dom-fafe e a petinha dos campos), mamíferos (javali, veado, lobo, esquilo), anfíbios (rã e salamandra-de-fogo), répteis (cobra-bastarda), moluscos gastrópodes terrestres (caracol), insetos: (abelha, borboleta e lagartas de borboleta) e fungos (cogumelos).

Materiais utilizados na pintura:
Tintas Plásticas e Acrílicas, Pincéis e Trinchas de cabo de madeira.

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
-Tratou com a EDP a autorização para a pintura do muro;
- Comprou Tintas Plásticas e Acrílicas, Pinceis e Trinchas de cabo de madeira;
- A Junta de Freguesia limpou o espaço antes de se proceder à pintura;