Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Escola Secundária com 3º Ciclo do Entroncamento (Entroncamento)

Idade dos alunos:
Pamela França
Rafael Costa

Memória descritiva:
O desafio Muros com vida foi divulgado pela Coordenadora do programa Eco-Escolas a diversas turmas do 7º ao 12º ano. Explicado o objectivo do projeto (O município, as escolas e toda a comunidade foram desafiados a trabalhar no sentido de promover a preservação e valorização dos ecossistemas, através da arte urbana). Numa primeira face foram trabalhadas temáticas como a biodiversidade, as ameaças e a importância da sua preservação. O projeto foi trabalhado em várias turmas. As pinturas deviam enquadrar-se nos temas do ano Eco-Escolas “Biodiversidade: Preservar e Regenerar” e “Espaços exteriores”, podendo integrar ecossistemas como florestas, terras agrícolas, zonas húmidas e oceanos. Foram produzidas várias imagens. A imagem escolhida recaiu sobre o ecossistema rio Tejo (que passa perto da cidade do Entroncamento) e a sua biodiversidade. A imagem representa o Castelo de Almourol situado numa pequena ilha escarpada, a meio do Rio Tejo, na localidade de Praia do Ribatejo, sendo um dos símbolos da reconquista cristã do país. Nela foram representadas espécies de flora e fauna nos substratos/suportes, água (azul), solo(castanho), verde(vegetação) e no castelo (cinzento).
"O rio Tejo Vivo e Livre, sustentáculo da Vida e do Património” não é apenas água, é cultura viva, a espinha dorsal e o eixo das terras e das aldeias por onde passa. É necessário proteger a fauna e a flora existente para preservar a biodiversidade do Tejo.

Trabalho final:

O Rio Tejo  e o seu Castelo de Almourol, Sustentáculos da Vida, plenos de Biodiversidade.

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
O rio Tejo e o castelo de Almourol.

Que Espécies estão representadas na pintura?
Peixe gato, barbo, a boga, a carpa, o achigã e a perca. * cágado-de-carapaça-estriada , cobras , coelhos esquilos, raposas, ouriços, javalis ; azevinho, azinheiras, medronheiros, carrascos, rosmaninhais, oliveiras e zambujeiros, e salgueiros; garça-real, a cegonha-preta, o milhafre-real, a águia-pesqueira, o abutre-negro, o bufo-real, o corvo-marinho e o grifo.

Materiais utilizados na pintura:
Tinta de água, pincéis/trinchas, fita crepe, andaimes

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
Forneceu as tintas.