Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Escola Secundária de Valongo (Valongo)

Idade dos alunos:
Alunos com 14 e 15 anos.

Memória descritiva:
“Muros com Vida”
O Projeto “Muros com Vida” foi abraçado pela equipa do Eco-Escolas da Escola Secundária de Valongo em parceria com o Município de Valongo.
Ao longo do ano letivo 21-22 a equipa Eco-Escolas tentou envolver o maior número de elementos da comunidade educativa, numa causa comum - alertar e mobilizar a comunidade para a prevenção e inversão do processo de degradação dos ecossistemas terrestres e aquáticos, alertando para a extinção das espécies.
Este projeto assentou nesse pressuposto. Ficou evidente, desde o início, que a melhor forma de partilhar e comunicar à comunidade educativa os valores e princípios de sustentabilidade que defendemos e que expressamos no nosso Eco-Código, seria pintar um muro com esses desígnios.
Depois de ouvidos os vários alunos que colaboraram, de forma sistemática, nos diferentes projetos Eco-Escolas, foi unanime que o Mar e a extinção de espécies marinhas, nomeadamente da sardinha, e as premissas do nosso Eco-Código, seriam o mote para o trabalho.
Assim, a obra teve início com os alunos do 9º ano a idealizar o projeto e diferentes elementos da comunidade (alunos, pais, funcionários, professores e outros que por lá passaram) e dando corpo a esta arte urbana.
Foi enternecedor e ao mesmo tempo revigorante ver que todos os que passavam queriam fazer parte deste projeto pegando no pincel e dando asas à sua imaginação.
Sendo dos últimos projetos a ser executado, foi um dos que mais expressou o que queríamos desde o início: criar um espaço estruturante e agregador, espaço de educação, espaço de arte, espaço de contemplação e espaço de partilha e comunicação dos princípios de sustentabilidade.
Que orgulho nos nossos alunos, professores e funcionários. Parabéns e muito obrigado pelo excelente trabalho.
Obrigada ao Município, parceiro fundamental para a concretização do projeto e a todos aqueles que quiseram abraçar esta causa.
“Foi o tempo que dedicaste à tua rosa que fez a tua rosa tão importante.” - (O Principezinho).
A coordenadora do Eco-Escolas da ESValongo.
Ilda Moreira

Trabalho final:

Projeto final

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
Marinho.

Que Espécies estão representadas na pintura?
Sardinhas.

Materiais utilizados na pintura:
Materiais fornecidos pelo Município (tintas biológicas e pinceis).

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
Ajuda imprescindível do Município através da Dra. Felicidade Pereira que forneceu o apoio e todo o material para a concretização do projeto.