Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Escola EB1/PE/C de Maroços e Santo António da Serra (Machico)

Idade dos alunos:
3-10 anos (sala de Transição, Pré-Escolar e 1º Ciclo)

Memória descritiva:
Trata-se de um trabalho coletivo de pintura, em que participaram as crianças mais pequenas da Transição e Pré-Escolar e os alunos das turmas do 1º Ciclo.
Numa primeira fase, os alunos exploraram a temática da biodiversidade e dos ecossistemas da localidade. De seguida, trocaram ideias sobre os desenhos e fizeram esboços sobre o tema. Após uma seleção dos desenhos e definição do desenho final, os alunos colaboraram nas pinturas do cenário no muro da entrada da escola.

Trabalho final:

Pintura final

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
O cenário da pintura mural diz respeito ao ecossistema das florestas. Uma vez que a escola insere-se numa localidade muito caracterizada por zona florestal, o desenho da pintura retrata a importância da preservação das nossas florestas.
Desta forma, deixamos o nosso apelo no sentido de em conjunto protegermos o planeta e os seus ecossistemas preciosos.

Que Espécies estão representadas na pintura?
Temos a alusão à floresta Laurissilva da Madeira (com o loureiro). Vemos também a referência aos pinheiros e pereiros/macieiras.
Quanto aos animais, temos a borboleta, a abelha e o melro preto (a trazer uma mensagem de esperança na defesa da Natureza).

Materiais utilizados na pintura:
Pincéis, tintas plásticas, garrafas pet, água, material de desgaste (desenhos em papel), papel

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
A participação da escola nesta iniciativa contou com o apoio da Autarquia, que prontamente forneceu as tintas e os pincéis necessários.
O Município parceiro de Machico também tratou da divulgação das atividades, mediante uma visita às escolas envolvidas para a apresentação da pintura do mural "Muros com Vida".