Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Escola EB 2,3 General Serpa Pinto - Cinfães (Cinfães)

Idade dos alunos:
12 aos 15 anos.

Memória descritiva:
O muro foi inicialmente pintado de branco, ficando esta cor como o fundo.
Realizou-se um levantamento de espécies autóctones e representativas dos ecossistemas locais.
Os alunos, no âmbito da disciplina de Educação Visual, criaram desenhos representativos de espécies faunísticas, nas quais se integraram elementos da flora dos ecossistemas locais. Os desenhos foram pintados com cores apelativas e realistas.
Fez-se uma composição juntando desenhos que englobassem os diferentes elementos da fauna e da flora pretendidos. Posteriormente, projetaram-se os desenhos no muro, os quais foram pintados pelos alunos.

Trabalho final:

Muros com vida - fotografia panorâmica.<br />
Espécies faunísticas nas quais se integraram elementos da flora dos ecossistemas locais.

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
Serra do Montemuro e Vale do Bestança.

Que Espécies estão representadas na pintura?
Os elementos representados fazem parte dos ecossistemas da região: lobo-ibérico, perdiz, javali, águia, salamandra, carocha, dedaleira, carvalho, castanheiro, loureiro, giesta e tojo.

Materiais utilizados na pintura:
Tintas acrílicas, pincéis, trinchas, rolos de pintura, projetor, giz e caneta de acetato.

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
Numa das reuniões do Conselho Eco-escolas lançamos o desafio ao sr. Vereador do Pelouro do Ambiente - Mário Leitão - que se prontificou a colaborar e ceder os materiais necessários à execução do projeto.
Numa primeira fase, os funcionários da Câmara Municipal preparam o muro e pintaram-no de branco para, numa fase posterior, o alunos darem continuidade ao trabalho.