Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Escola EB1/JI de Carvalhos (Vila Nova de Gaia)

Idade dos alunos:
Entre os seis e os dez anos de idade.

Memória descritiva:
Memória descritiva: Projeto Muros com vida
No espírito do Ecoescola, a nossa escola aderiu ao projeto”Muros com Vida”, procurando sensibilizar as crianças para os problemas ambientais e a necessidade de manter a biodiversidade, o equilíbrio dos ecossistemas e a qualidade da vida na Terra. Pretendeu-se ainda incentivar o gosto pela criação artística, usando diferentes materiais e técnicas para transmitir uma mensagem de preocupação face a realidades no âmbito da sustentabilidade;
1-Começámos assim por falar da biodiversidade, da importância que todos os seres, mesmo os mais insignificantes, têm no meio onde se inserem. Foi proposto a cada criança que elaborasse um cartaz sugestivo, que retratasse essa preocupação em preservar as diferentes espécies de um ecossistema.
2- Posteriormente os alunos selecionaram o trabalho mais sugestivo, que foi copiado para o muro, com ajuda duma professora. O trabalho escolhido pretende alertar para a necessidade de proteger todo o planeta, neste momento tão fragilizado pelos descuidos “poluentes” do Homem. Por isso duas mão seguram cuidadosamente a Terra, com suas águas, florestas e animais.
3- Seguidamente pintaram os muros usando tintas de esmalte e pincéis, oferecidos pela autarquia, sempre que possível com recurso à reutilização de materiais: frascos de vidro para as tintas, caixas de cartão para proteçáo do piso.
4- E o resultado foi um muro colorido, com uma mensagem de alerta pelo planeta e crianças mais atentas a pequenos gestos, que podem fazer a diferença.

Trabalho final:

Muros com vida - trabalho final

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
Ecossistema retratado:
As crianças pretenderam representar todo o planeta com os seus seres vivos terrestres, aquáticos e aéreos, delicadamente tocados pelas mãos duma criança…ou de um adulto responsável e esclarecido. Não pretenderam pois retratar um ecossistema em particular, mas focar a sua preocupação pela preservação do equilíbrio em todos os ecossistemas (terrestres, aquáticos e aéreos).

Que Espécies estão representadas na pintura?
Espécies representadas na figura:
Um pássaro, uma borboleta, um leão, uma árvore, uma tulipa.

Materiais utilizados na pintura:
Lápis de carvão, marcadores, lápis de cor, papel, tintas de esmalte, pincéis, diluente, frascos de vidro para guardar a tinta, papelão para proteção do piso, aventais, luvas de borracha.

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
O munício ofereceu as tintas para a realização do trabalho.