Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Escola Básica José Régio (Portalegre)

Idade dos alunos:
Entre os 11 e os 13 anos.

Memória descritiva:
Memória descritiva
Muros com vida
A planificação e execução do projeto Muros com vida resultaram de um trabalho coletivo, no qual estiveram envolvidas duas turmas de sexto ano.
Numa primeira fase, em grande grupo, foi debatido e escolhido qual o ecossistema a ilustrar nos muros. Seguidamente cada um dos alunos elaborou desenhos a grafite, com diversas propostas de ilustrações da fauna e da flora, pertencentes ao ecossistema a representar.
Posteriormente, novamente em grande grupo, foram escolhidos os desenhos que iriam fazer parte da pintura dos muros e delineada a paisagem global, incluindo as diversas espécies vegetais e animais propostas pelos alunos.
Antes de se dar início às pinturas propriamente ditas, foi necessário fazer a preparação dos muros: os alunos limparam, rasparam e finalmente pintaram de branco toda a zona onde se iria desenvolver este projeto.
Após a “base de trabalho” estar pronta deu-se início às pinturas, utilizando tintas de diversas cores, fazendo diversas misturas com as mesmas, de modo a tentar aproximar-se o mais possível às verdadeiras cores da Natureza.
O envolvimento e empenho dos alunos na concretização deste projeto foi muito significativo, desde a planificação dos desenhos até à execução das pinturas nos muros, todos participaram ativamente, tendo em vista a concretização do mesmo.
Escola: escola Básica José Régio - Portalegre
Alunos: 6ºD e 6ºE
Professores: Catarina Matos/António Boinas/Florinda Pinheiro
Professora Coordenadora do Programa Eco-Escolas: Rosário Narciso

Trabalho final:

A vida do montado está no muro aqui ao lado!

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
Floresta portuguesa com zonas de montado.

Que Espécies estão representadas na pintura?
Águia-de-Bonelli, raposa, javali, gilbardeira, azinheira, sobreiro, cogumelos, rosmaninho, coelho, rafeiro alentejano, várias espécies de flores silvestres, víbora-cornuda, borboleta, joaninha.

Materiais utilizados na pintura:
Tintas, pincéis e stencil Eco-Escolas - Muros com Vida.

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
O Município forneceu as tintas, pincéis e outros materiais utilizados.