Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Escola EBI/JI de Alvito (Alvito)

Idade dos alunos:
Idades dos alunos que beneficiam de medidas educativas , participantes no mural: 13, 14, 15, 16

Memória descritiva:
A pintura mural com que participamos neste desafio, pretende homenagear a Biodiversidade da região do Baixo Alentejo, mais concretamente, a envolvente da nossa escola situada na Vila de Alvito.
Os alunos que beneficiam de medidas educativas especiais, participaram na construção da ilustração, dando exemplos e ideias para a composição da mesma, sob supervisão da Terapeuta Ocupacional e da Docente de Tecnologias de Informação e Comunicação. Posteriormente, no Gabinete de Design e Gráfica da CM de Alvito, desenvolveu-se o produto final. Desta forma cada característica da ilustração pretende representar:
- Planeta terra, como representação do mundo em que vivemos e no qual devemos intervir com ações de preservação dos ecossistemas e regeneração dos espaços fragilizados pela ação do homem;
- Trabalhador rural, que pretende simbolizar todos os homens e mulheres que trabalham nos campos agrícolas e que fazem uma gestão sustentável dos recursos naturais e produzindo alimento para todos os seres vivos;
- Papoilas e Estevas, elementos fundamentais das paisagens alentejanas, que surgem na estação primaveril e que, além de colorir os campos ainda atraem abelhas, favorem a polonização;
- Espigas de Trigo, cultura predominante no Alentejo interior, que representam o pão, alimento base da gastronomia local.
- O cão, guarda e pastor, aquele que ajuda o trabalhador e lhe faz companhia;
- A Cegonha, as ovelhas, o javali e a raposa, como forma de representar alguns dos animais que podemos facilmente encontrar em meio rural;
- Sobreiros, do qual se extrai a cortiça e em cuja sombra descansam os trabalhadores rurais e os animais nos dias quentes. Árvores autóctones, abundantes nos montados e campos alentejanos, protegidas e resilientes.
Assim, pretende-se enaltecer a importância de preservar e regenerar a nossa flora e fauna, tão única e imprescindível para o equilíbrio dos ecossistemas e da biodiversidade.

Trabalho final:

muro pintado

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
O Eco-Sistema representado no muro é o Montado no Alentejo -- com os animais e plantas que nele habitam e se desenvolvem ou que fazem parte da nossa identidade e da envolvente da floresta pessoas os animais e as plantas (trigo, pastor; ovelhas e cão).

Que Espécies estão representadas na pintura?
Espécies vegetais representadas na pintura: Trigo; Sobreiro; Papoilas e Giestas brancas.
Espécies animais representadas na pintura: Cegonha branca; Javali; Raposa; ovelhas e cão.

Materiais utilizados na pintura:
Pincéis, Lápis de escrever, papel vegetal, Tinta água de diversas cores, corante para tintas água, pincéis finos, pincéis grossos e trinchas

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
O envolvimento do Município foi feito com a colaboração do Gabinete de Design e Gráfica da CM de Alvito, que fez o desenho em computador para o projeto.
Tal como já foi referido a cima na memória descritiva, inicialmente, os alunos deram sugestões do que queriam ver no mural, à Terapeuta Ocupacional e à Docente de Tecnologias de Informação e Comunicação, responsáveis na Eco-Escola de Alvito pela execução do trabalho com os alunos que diariamente estão com elas.
Essas sugestões foram apresentadas ao "designer", que fez o esboço do mural.
a Autarquia colaborou também com a compra de diversos materiais utilizados na execução deste trabalho