Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Escola EB 2,3 do Caniçal (Machico)

Idade dos alunos:
Entre os 10 e os 16 anos.

Memória descritiva:
Os alunos do segundo ciclo foram desafiados a trabalhar o património local e natural e transferir as suas ideias e criações para um painel que simultaneamente integra a comemoração dos 25 anos da escola na comunidade.
O mote para as produções artísticas foi o que de melhor representa o património natural e o património cultural do Caniçal, através da pintura de paisagens relacionadas com a história e as vivencias da vila do Caniçal.
O trabalho começou com a realização dos projetos individuais, posteriormente, foram selecionados elementos dos vários projetos dos alunos e com esses elementos foi construída a ideia final. As propostas apresentadas contemplavam Mar e Serra. Após a criação da composição final, esta, depois de fotocopiada, foi disponibilizada a todos os alunos para fazerem o estudo de cor.
Depois de selecionado o estudo de cor final, o desenho foi projetado no muro escolhido e deu-se início aos trabalhos de pintura. Nesta fase, além dos alunos do segundo ciclo, contámos com a colaboração de alguns alunos do terceiro ciclo da modalidade artística de Artes Plásticas.
O produto final pretende alertar para a importância do mar e dos seus recursos naturais para o ser humano em geral, mas particularmente para os habitantes desta localidade que têm uma história de vida muito dependente dos recursos marinhos. Não foi esquecida a Serra, que pretende alertar para a importância dos espaços verdes no equilíbrio dos ecossistemas marinhos.

Trabalho final:

pintura final

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
Oceano e floresta.

Que Espécies estão representadas na pintura?
A pintura final não representa espécies individuais, mas pretende sim representar o ecossistema na sua globalidade. Podemos, no entanto, nomear o golfinho e o ser humano.

Materiais utilizados na pintura:
Lápis, pincéis, tintas plásticas de exterior.

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
O município disponibilizou as tintas plásticas de exterior e acompanhou o processo de concretização do trabalho.