Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Escola EB1/JI de Mexedinho (Vila Nova de Gaia)

Idade dos alunos:

Memória descritiva:
Na primeira reunião do conselho do Eco escolas manifestamos preocupação pelas mudanças climáticas e o estado dos oceanos. Embora estado perto da praia seria difícil realizarmos ações na praia, pois implicaria deslocações.
Como tal, chegamos ao compromisso de trabalhar o tema “Mar” em diferentes domínios.
Nesta mesma reunião decidimos que o tema deste projeto iria incidir sobre o mar e os seus ecossistemas. No Dia Mundial do Ambiente iriamos começar a pintar o muro de forma a assinalar esse dia e a importância dos oceanos na vida de todos os seres vivos.
No Pré-escolar os alunos fizeram a exploração do livro “Gui e a batalha Contra os Plásticos” e, a partir dessa exploração, “investigaram” um pouco sobre os oceanos e as plantas e animais que lá vivem.
No 1º ciclo foi utilizado o tema da Educação Ambiental e a disciplina de Estudo do Meio para fazer essa exploração.
Fizemos a exploração dos diferentes oceanos identificando-os, observado (através de vídeos) a sua influência na vida dos seres vivos, no clima e na alteração da superfície da Terra. De igual forma, exploramos a importância que tem para o Ser Humano pois é fonte de alimento, de oxigénio e é uma via de comunicação, que mostrou o mundo ao mundo pelos navegadores portugueses.
Falamos dos desequilíbrios que causamos com a poluição (as ilhas de plástico) e a pesca excessiva e o impacto que tem nos habitats marinhos.
Foi decidido que iriamos pintar parte das bancadas do campo de futebol (local preferido pelos alunos no recreio) para todos os dias nos lembramos da beleza e importância dos nossos oceanos.
Pintamos um fundo de azul e foi pintado algas e alguns animais (peixes, anémonas, tartarugas, conchas,….).
A visita do grupo do 4º ano ao oceanário de Lisboa permitiu que os alunos visualizassem aos vivo muitos desses animais para depois os reproduzirem no mural.

Trabalho final:

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
Ecossistema marinho

Que Espécies estão representadas na pintura?

Materiais utilizados na pintura:

O Município esteve envolvido nesta ação?