Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Escola EB1 Sophia de Mello Breyner Andresen (Odivelas)

Idade dos alunos:
As idades dos alunos está entre os 8 e 10 anos.

Memória descritiva:
O ideia da participação no projeto: "Muros com Vida" surgiu dos alunos do 3º ano (16 alunos) e 4º ano (11 alunos) com o intuito de dar cor e vida ao muro, mas principalmente focados na sensibilização da comunidade escolar para os espaços exteriores como também do Planeta. O espaço envolvente (canteiro) à escola é propriedade da Junta de Freguesia, onde a mesma tem viveiros de variadas espécies de árvores e arbustos.
Todo o trabalho foi desenvolvido pelos alunos das turmas acima mencionadas e supervisionado pela coordenadora do projeto.

Trabalho final:

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
Espaços exteriores - a escola está inserida num amplo espaço pertencente à junta de freguesia onde se inserem variadas espécies de flora como : pinheiro, oliveira, palmeira, ameixeira e arbustos variados. Este espaço serve de viveiro para a junta.

Que Espécies estão representadas na pintura?
A pintura do muro veio complementar o espaço exterior com o intuito da sensibilização da comunidade escolar para a preservação deste espaço único na freguesia e das várias espécies nele existentes.

Materiais utilizados na pintura:
Tintas variadas e pincéis.

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
O projeto foi desenvolvido com o apoio da União de freguesias Famões/Pontinha e Câmara Municipal de Odivelas, que disponibilizaram as tintas e os símbolos do programa Eco-escolas e Câmara. Existiu uma estreita relação entre a escola e ambas as entidades que foram sempre acompanhando o desenvolvimento do projeto.