Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Escola EB 2,3 Dr. Horácio Bento de Gouveia (Funchal)

Idade dos alunos:
Idade dos alunos: 10 e 11 anos

Memória descritiva:
Demos início ao desafio dinamizado pelo Eco- escolas e o pelo Município do Funchal, com uma abordagem de consciencialização sobre o nosso planeta e sensibilização sobre preservação e valorização dos ecossistemas, através da arte urbana.
Numa primeira abordagem, os alunos pesquisaram e desenharam os peixes da Madeira, consultando o livro “Peixes da Madeira”, de Adão A. Nunes.
De seguida, os professores da disciplina de Educação Visual de duas turmas de segundo ciclo orientaram os alunos para a criação de uma composição visual sobre a temática do ano Eco-Escolas, “Biodiversidade: Preservar e Regenerar”, com integração do ecossistema dos oceanos.
Com grande motivação, as duas turmas abraçaram o projeto e começaram por dividir tarefas e elaborar estudos para o mural, de modo a trabalhar a expressão artística e a criatividade dos nossos alunos. Foram investigadas imagens associadas à vida do ser humano no nosso planeta, visualizadas representações do fundo do mar, da vida em sociedade, das energias renováveis e da poluição.
Numa primeira escolha para o nosso mural, quisemos destacar um peixe da Madeira, o Peixe-cravo, Lampris regius (Bonnaterre) e, por esta razão, desenhamos um cravo como espécie vegetal.
A imagem escolhida para o nosso mural teve como intenção transmitir que todas as nossas ações, no nosso planeta, contribuem para a extinção de algumas espécies animais e vegetais. Todos temos de ter a preocupação de tornar o meio onde vivemos num lugar prazeroso e saudável. Temos de pensar no “peso” que as cidades exercem sobre os nossos ecossistemas. É emergente alterar alguns dos nossos hábitos e modo de vida! Para termos um futuro verde, temos de ter um guia, um rumo, aqui representado pelo farol. Temos de alterar o hábito do desperdício, dos materiais que não são reutilizáveis, na imagem representado pelas bandeiras de festas.
Depois desta reflexão, prontamente demos início à passagem do esboço para a pintura do nosso mural, a partir da exploração técnica de diferentes técnicas de pintura, para melhorar o nosso recinto escolar e valorizar o espaço da nossa horta biológica.
Para finalizar o trabalho artístico, elaboramos um catavento, dispositivo que aproveita a energia dos ventos, para transmitir a ideia da que temos de interagir com o mundo, preservando o meio ambiente, para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras.
Foi uma atividade que motivou curiosidade, empenho e interesse nos alunos e envolveu aprendizagens de várias áreas, as ciências, a comunicação e a expressão criativa e expressiva. Tentamos, com este projeto, mobilizar os alunos para uma cultura oceânica num planeta azul em mudança e procuramos desenvolver atitudes que promovessem a consciência ambiental e de sustentabilidade. Assim, estes poderão compreender a sua posição e o seu papel no mundo e como as suas ações poderão provocar mudanças neste.

Trabalho final:

Trabalho Finalizado

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
Ecossistema: Oceanos

Que Espécies estão representadas na pintura?
Espécie representada: Peixe Cravo, Lampris regius (Bonnaterre)

Materiais utilizados na pintura:
Materiais utilizados: tintas acrílicas e plástico (catavento)

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
O Município cedeu as tintas e os pincéis.